Docente da UFU passa a integrar grupo de revisores do maior periódico da área de geodésia, ciência que estuda forma e dimensões da Terra


Vinícius Rofatto é docente do Instituto de Geografia, do campus Monte Carmelo; escolha leva em conta produção científica e participação do pesquisador na comunidade internacional. Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
UFU/Divulgação
Vinícius Rofatto, docente do Instituto de Geografia, do campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passou a fazer parte, neste mês, do grupo de revisores do Journal of Geodesy, considerado o maior periódico da área de Geodésia, ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra.
“Isso é um importante marco não somente para a ciência nacional, mas também para a comunidade UFU”, disse Roffato.
O Journal of Geodesy é uma publicação da International Association of Geodesy (IAG), organização internacional dedicada ao estudo da geodésia, com sede em Munique, Alemanha.
Para a escolha de um revisor, os editores do jornal levam em conta, por exemplo, a produção científica e a participação do pesquisador na comunidade internacional.
Roffato é professor do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFU desde 2014 e tem experiência na área de Geodésia, com atuação, principalmente em Controle de Qualidade, Teoria da Estimação e Análise de Incertezas, Simulação Computadorizada, Computação Evolutiva, Otimização Multiobjetivo, Posicionamento por Satélites GNSS e GNSS/Meteorologia.
Vinícius Rofatto, docente do Instituto de Geografia, Campus Monte Carmelo da UFU
UFU/Divulgação
O parecer de um revisor de artigo científico é fundamental para a ciência. Conforme Rofatto, o especialista que faz a revisão analisa se as conclusões são sustentadas pelos resultados que eles gerarão, se esses resultados gerados vem de uma metodologia válida, ou seja, se o método utilizado é válido.
“O processo de revisão serve como um ponto de verificação para a credibilidade acadêmica. Os revisores fornecem feedback crucial para os autores e editores que influenciam o futuro do status de publicação de um artigo. Com o mundo enfrentando um momento de crise sem precedentes, o trabalho dos revisores é mais essencial do que nunca”, finalizou o cientista.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas