Diretor de área responsável pelo Enem é exonerado do Inep


Tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva comandava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica desde março. Substituto ainda não foi nomeado. Sede do Inep em Brasília
Inep/MEC
Após dois meses no cargo, o tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva foi exonerado da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União.
O departamento é responsável, por exemplo, pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ainda não tem data marcada em 2021, e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cuja aplicação neste ano ainda é incerta.
O G1 entrou em contato com o Inep para saber o motivo da exoneração e o nome do substituto, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Gomes da Silva havia assumido a função em março, após seu antecessor, Carlos Roberto Pinto de Souza, morrer por complicações da Covid-19.
Funções da Diretoria de Avaliação da Educação Básica
A Diretoria de Avaliação da Educação Básica é responsável, segundo o governo, por:
definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para avaliar o ensino básico (etapa que vai da educação infantil ao ensino médio) e certificar competências;
promover e articular com as redes estaduais e municipais de ensino a realização das avaliações;
apoiar estados, Distrito Federal e municípios a desenvolver projetos e sistemas de avaliação;
promover estudos diagnósticos comparados, articulados com organismos internacionais;
liderar e acompanhar a elaboração de documentos normativos referentes a exames e avaliações da educação básica.