Diogo Nogueira se une com filho Davi, sem desonrar pai e mãe, no single ‘Princípio, meio & fim’


Com o toque do piano do rebento de 14 anos e com cordas da Osesp, o cantor valoriza samba espiritualista lançado em 2018 pelo grupo de pagode Bom Gosto. Capa do single ‘Princípio, meio & fim’, de Diogo Nogueira
Divulgação
Resenha de single
Título: Princípio, meio & fim
Artista: Diogo Nogueira
Composição: Serginho Meriti e Claudemir da Silva
Gravadora: Dig Nog Produções
Cotação: * * * *
♪ Uma das obras-primas da parceria do compositor Noel Rosa (1910 – 1937) com Vadico (1910 – 1962), o samba-canção Feitio de oração (1933) reverbera de forma indireta no single, Princípio, meio & fim, lançado por Diogo Nogueira nesta sexta-feira, 7 de agosto, enquanto o artista carioca se recupera em casa de infecção pelo covid-19.
Samba de temática espiritualista de autoria de Serginho Meriti e Claudemir da Silva, compositores de sucessos de Zeca Pagodinho, Princípio, meio & fim foi apresentado em março de 2018 em gravação feita pelo grupo de pagode Bom Gosto com a participação de Jorge Aragão.
No registro de Diogo, o samba é posto em altar mais elevado, tangenciando aura sacra no arranjo em que o produtor musical do fonograma, Lua Lafaiette, combina tons sagrados e profanos em gravação feita com o toque sutil do piano do filho de Diogo – Davi Nogueira, de 14 anos – com as cordas de 14 músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o acento pagodeiro dos vocais do grupo Inovasamba, além da pegada de músicos recorrentes nos discos e shows do cantor, casos de Rafael dos Anjos (violão), Chiclete (percussão), Henrique Garcia (cavaquinho), João Marcos (baixo), Maninho (percussão) e Wilsinho (percussão).
O feitio de oração de Princípio, meio & fim fica nítido na abertura do single em que Diogo acompanha-se ao violão no canto do refrão do samba, com notas salpicadas pelo piano do filho Davi. Nesse refrão, a letra do samba cita verso do Salmo 91:7 (“Mil cairão a seu lado, dez mil à direita”) de forma fluente, natural.
A produção musical de Lua Lafaiette e o canto cada vez mais maturado do intérprete valorizam o single Princípio, meio & fim, ponto alto em discografia em que Diogo Nogueira nem sempre pisa no altar sagrado do samba habitado por imortais como João Nogueira (1941 – 2000).
Com o single Princípio, meio & fim, Diogo Nogueira se reflete no espelho sem desonrar pai e mãe.