Dia das mães deve ser com frio em boa parte do Brasil


De acordo com a Climatempo, frio vai começar na próxima semana e deve trazer temperaturas mais baixas do ano. Frente fria deve derrubar temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Reprodução/ Prefeitura de Campos do Jordão
O dia das mães, comemorado no próximo domingo (10), deve ser comemorado com frio em boa parte do país. Segundo a Climatempo, a queda na temperatura deve acontecer após os dias 4 e 5, quando as chuvas desta frente fria começam a cair.
Segundo o instituto meteorológico, a queda da temperatura vai começar nas vésperas do Dia das Mães na Região Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul.
Nos Estados de São Paulo, Minas (região Centro-sul do Estado ), Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas (região Sul do estado) a temperatura vai cair entre os dias 9 e 10 de maio.
Segundo a Climatempo, o frio destas massas polares se sustenta por um período de 2 a 4 dias. Depois a temperatura volta a subir.
As mais baixas temperaturas do ano
Segundo a Climatempo, está massa polar deve estabelecer as menores temperaturas deste ano no Brasil, com novos recordes de frio nas capitais do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Belo Horizonte. “Até agora, o menor valor registrado por órgãos oficiais de monitoramento meteorológico foi de -3,7°C negativos em Urupema, na parte mais elevada de Santa Catarina”.
Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo, afirma que há alerta de frio intenso para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente, na sexta-feira (8), que tem grandes chances de geada em áreas do sul dos estados de São Paulo, de Minas e do Mato Grosso do Sul. “A geada nestes locais não será danosa para a agricultura. Para a cidade de São Paulo, alguns modelos projetam temperatura abaixo de 10°C”
Weykamp, diz que a massa de ar polar deve levar o frio até a Região Norte. “Há uma grande chance de ocorrer friagem no sul da Região Norte, com destaque para menores temperaturas mínimas nos dias 8 e 9 de maio. Provavelmente as temperaturas mais baixas devem ficar entre 13°C e 16°C”.
Vídeos
Maio terá onda de frio perto do dia das mães, dizem meteorologistas