Crocodilos migraram da África para as Américas milhões de anos atrás, aponta estudo


Pesquisa publicada na ‘Nature’ com fósseis indica que os répteis atravessaram o Atlântico. Ancestral de crocodilos americanos pode ter viajado da África para as Américas pelo Atlântico
D. A. Iurino via Nature
Ancestrais dos crocodilos que vivem hoje nas Américas migraram a partir da África de 5 a 11 milhões de anos atrás, sugere estudo publicado por cientistas nesta quinta-feira (23) na revista “Nature”.
A estudante americana que escolheu crocodilo como parceiro de foto de formatura
Isso significa que, possivelmente, esses ancestrais atravessaram o Atlântico — naquela época, os continentes já estavam separados.
O estudo faz parte de uma série de buscas pelo “elo perdido” entre os antigos crocodilos africanos e os crocodilos americanos. Para isso, os autores estudaram fósseis encontrados no norte da África, onde hoje é a Líbia.
Na pesquisa, os cientistas observaram a linhagem evolutiva dos crocodilos e as semelhanças anatômicas dos répteis. Eles colocaram os fósseis em equipamentos de ressonância para obter imagens de boa definição das estruturas ósseas dos animais.
Estudo avaliou focinho de espécie extinta de crocodilos
Divulgação/Nature
Os pesquisadores, então, identificaram estruturas no focinho da extinta espécie “Crocodylus checchiai”, que vivia no norte da África, presentes em outras quatro espécies de crocodilos americanos — o que sugere que os animais têm um mesmo ancestral em comum.
Nas Américas, crocodilos podem ser encontrados na América Central, no Caribe, e nos países no norte da América do Sul como Colômbia e Venezuela. Também podem ser vistos no sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Embora guardem semelhanças, crocodilos e jacarés são de famílias diferentes — e, no Brasil, prevalecem os jacarés.
Cientistas colocaram fósseis em equipamento de ressonância magnética
Divulgação/Nature
África do Sul monta operação para recuperar crocodilos que escaparam de fazenda
Clayton Conservani encara um rafting em corredeiras repletas de crocodilos