Crianças devem tomar vacina de sarampo antes de viagem a local de surto

A campanha de vacinação contra o sarampo começou no início de junho, porém, desde o fim de julho o número de casos aumentou em 60,74% só no estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. O número de casos vem aumentando também no Pará, Bahia e Rio de Janeiro.

Ministério da Saúde lançou um alerta para que pais vacinem seus filhos, principalmente crianças entre seis meses e um ano de idade, pelo menos quinze dias antes de viajarem para locais de risco. No Brasil há 42 municípios com surto ativo da doença. Entre eles estão:

Rio de Janeiro
Paraty
Nilópolis
Salvador
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba

Vale lembrar que essa dose preventiva em crianças não substitui as solicitadas no calendário nacional de vacinação infantil, como a vacina tríplice viral (D1) e a vacina tetra viral, para crianças entre 12 e 15 meses de idade.

O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa transmitida por um vírus, podendo ser repassada através de tosses, espirros, fala e contatos físicos como o beijo, por exemplo.

Quais são os sintomas do sarampo?

Entre seus principais sintomas estão:

Manchas avermelhadas no corpo
Febre
Mal-estar
Tosse

Saiba mais sobre o Sarampo aqui.

A vacinação contra a doença tem como intenção não apenas prevenir novos casos, como também radicalizar o vírus, que já causou mais de 110 mil mortes no mundo apenas em 2017, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.