Confira os assuntos de física que devem cair no Enem 2021


O professor de física Fransuério Queiroz listou os assuntos mais cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professor de física dá dicas para o Enem 2021
O professor de física Fransuério Queiroz listou os assuntos mais cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que devem ser revisados pelos candidatos nesta reta final. Confira:
QUIZ: responda cinco questões de física e veja se você está pronto para o Enem 2021
Como a pandemia da Covid-19 pode ser abordada em cada disciplina
Confira mais dicas de física
Eletricidade é um dos assuntos mais cobrados de física nos vestibulares
Divulgação/Equatorial
Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado
O candidato deve ter conhecimento sobre as diferenças entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado. Segundo o professor, tal temática foi abordada no Enem do ano passado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No movimento uniforme não existe variação de velocidade. A velocidade se mantém constante. Logo, a aceleração desse movimento é nula. Em compensação, no movimento retilíneo uniformemente variado, existe a aceleração. Ele é variado justamente porque provoca uma variação de velocidade.
Além disso, esse movimento pode ser acelerado quando houver acréscimo de velocidade, que vai aumentando com o passar do tempo. Ou, ele pode ser um movimento retardado, ou seja, quando ocorre a diminuição da velocidade.
Observação: lembre-se que da equação do movimento retilíneo uniforme (v = ΔS/ Δt) e das equações horárias do movimento retilíneo uniformemente variado.
Movimento circular
O candidato deve ir para a prova tendo o conhecimento que o movimento circular possui uma aceleração, a centrípeta. A aceleração centrípeta é aquela que modifica a direção do vetor velocidade. A fórmula é a seguinte: a aceleração centrípeta é igual a velocidade ao quadrado dividido pelo raio da trajetória (Acp = v²/ R).
Conservação de energia
Lembre-se! A energia mecânica é igual a energia cinética (que é a energia de movimento) + energia potencial.
A energia cinética é energia associada à velocidade. (Energia cinética é igual a massa vezes velocidade ao quadrado dividido por dois – Ec = mv²/2).
Já a energia potencial é a energia de posição. É aquela que está relacionado com o posicionamento do corpo. Ela pode ser elástica (energia potencial elástica é igual a constante elástica vezes a medida da deformação ao quadrado dividido por dois – Epe = kx²/2) ou gravitacional (energia potencial gravitacional é igual a massa vezes aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s² vezes altura em metros – Epg = m. g. h).
Leis de Newton
O professor destacou as Leis de Newton como um dos assuntos que devem cair no exame deste ano. A primeira trata-se da Lei da Inércia – todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
A segunda é a Lei da Superposição de Forças – a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada. E por fim, temos a Leia da Ação e Reação, em que afirma que toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.
Fenômenos ondulatórios
O Enem deve pedir ao candidato para qualificar os fenômenos ondulatórios. São eles: reflexão, refração, difração, polarização e interferência.
Observação: Quem determina quem é aquela onda é a sua frequência. Em nenhum dos fenômenos ondulatórios, a frequência será variável. No entanto, existe uma percepção aparente da frequência que nós chamamos de Efeito Doppler. Trata-se da mudança do comprimento de onda ou da frequência de uma onda emitida por uma fonte que se movimenta em relação a um observador.
Eletricidade
Por fim, o professor Fransuério Queiroz informou que o estudante não pode esquecer das Leis de Ohm, responsáveis por comprovar que a corrente elétrica que percorre um condutor é proporcional a voltagem aplicada nos seus terminais. Além disso, deve-se dar importância aos circuitos elétricos e aos seus medidores como o amperímetro e voltímetro.
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube