Confira exposições e ações educativas do Outubro Rosa pelo Brasil

Exposição Artemisa na Casa das Rosas. Foto: Divulgação

Exposição Artemisa na Casa das Rosas. Foto: Divulgação
Programa Inova 360

A cada ano as ações do movimento mundial Outubro Rosa ganham formatos mais criativos para mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para que está em São Paulo, o movimento Coletivo Pink Por um Outubro Além do Rosa, na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, apresenta até o próximo dia 20 a exposição Artemisa e o Festival de Arte e Cultura de São Paulo, com oficinas, shows, peças, contação de histórias, filmes e uma série de outras atividades abertas, sempre promovidas por mulheres.

A exposição fotográfica no jardim da Casa das Rosas mostra trinta mulheres em tratamento de câncer de mama que foram modelos por um dia para o renomado fotógrafo Márcio Scavone. As fotos passaram por intervenção da artista Sandra Martinelli, feitas com tinta à óleo sobre as imagens impressas. Sob curadoria do crítico de arte Paulo Klein, o projeto Artemisa foi idealizado por Igor Cayres, mestre em gestão cultural e artística e filho da produtora cultural e antropóloga Beth Cayres, que faleceu de câncer em abril desse ano.

Com o nome “Diferentes Lentes, Mesmo Ideal: Juntos Pela Conscientização Sobre o Câncer de Mama”, a Câmara Municipal de Campinas abre hoje, 10, uma exposição fotográfica especialmente dedicada ao movimento de prevenção. A mostra reúne 14 imagens de fotógrafos renomados na cidade, como Carlos Bassan, Diogo Zacarias, Fabiana Ribeiro, Gustavo Tilio, Juliana Ferreira, Lucas Leite e Kamá Ribeiro. Cada registro demonstra sensibilidade e a singularidade retratadas na importância da conscientização da luta contra o câncer de mama.

De Bem com Você, a Beleza contra o câncer

Durante o Outubro Rosa, o programa “De Bem com Você, a Beleza contra o câncer”, coordenado pelo Instituto ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realiza oficinas de automaquiagem, palestras e ações especiais em 23 cidades, de oito estados, para mulheres em tratamento oncológico.

Oficina de automaquiagem. Foto: Divulgação

Oficina de automaquiagem. Foto: Divulgação
Programa Inova 360

Este ano o programa atende também adolescentes de 14 a 17 anos, em parceria com o GRAACC. Nos dias 17 e 18 de outubro serão realizadas várias oficinas especiais na calçada da FIESP, na avenida Paulista, das 9h até 17h, na cidade de São Paulo.

O projeto 2019 envolve 250 voluntários e 41 hospitais, ONGs e Casas de Apoio parceiros, representando um dos maiores projetos para a causa já realizados no Brasil.