Como calcular velocidade e conversão de temperatura e fazer análise combinatória sem cair em pegadinhas


Dá para aplicar regra de três em cálculo de temperatura? E velocidade, se calcula em metros ou em quilômetros? Professores explicam. Cálculos de matemática e física que, à primeira vista, parecem simples, na verdade, podem esconder pegadinhas que levam a erro, como esquecer de mudar as unidades de medida ou usar de cara uma regra de três.
O g1 conversou com professores dessas áreas, que deram três exemplos que costumam aparecer com frequência nas provas, como o cálculo da velocidade média ou da probabilidade e a conversão de temperatura, e explicaram o que pode confundir o aluno na hora de aplicar uma fórmula.
Confira:
Cálculo de velocidade
Para descobrir a constância de velocidade de um trajeto, antes, é preciso saber se o cálculo deve ser feito em km/h ou m/s. Sem essa informação, você pode cair em uma pegadinha e chegar ao resultado errado.
Uma vez sabendo disso, é possível aplicar a fórmula VM = Δs/Δt

Arte: G1
Os professores Fernando Santo e Antonio Alexandre Silva explicam como encontrar o resultado correto e respondem: neste caso, a decoreba ajuda ou atrapalha? Confira aqui.
Análise combinatória
Calcular quantas possibilidades de senha podem ser aplicadas em um celular, por exemplo, pode ser confuso, mas não é impossível, graças à análise combinatória. Antes de fazer o cálculo, é preciso, porém, responder a duas perguntas:
os números podem se repetir? (Exemplo: o 4 pode ser usado mais de uma vez nesta senha?)
a ordem dos números importa? (Exemplo: o 4 precisa ser o primeiro dígito da senha?)
Se a resposta for:
sim para as duas perguntas: é um arranjo completo
não para a primeira e sim para a segunda: é um arranjo simples
não para as duas perguntas: é uma combinação simples
A partir daí, é possível saber qual das fórmulas abaixo deve ser usada.

g1
Entenda como é feito cada cálculo e descubra quantas possibilidades de senhas existem aqui.
Conversão de temperaturas
Para quem tem algum conhecimento de matemática, a regra de três pode parecer uma fórmula mágica. Quer calcular porcentagem? Use regra de três. Quer descobrir um valor desconhecido? Use regra de três. E para converter uma temperatura de Celsius para Fahrenheit, por exemplo, a fórmula pode ser aplicada?
Os professores ouvidos pelo g1 explicam que não — pelo menos não de cara –, porque, antes, é preciso aplicar o Teorema de Tales.

Arte: g1
Clique aqui e confira como isso pode ser feito!