CNPq suspende edital para bolsas de pesquisa científica por falta de recursos

De acordo com a entidade, a suspensão vai até 30 de setembro para aguardar “a situação orçamentária”. A segunda fase do edital de concessão de bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi suspensa até o dia 30 de setembro. De acordo com a instituição, a medida foi tomada por falta de recursos.
O CNPq diz aguardar “a situação orçamentária” até o fim de setembro para liberar as novas bolsas. O conselho afirma que ainda há a possibilidade de as bolsas serem concedidas, já que não houve um cancelamento de fato. Todas as propostas inscritas já foram analisadas.
Apesar dos contingenciamentos anunciados neste ano pelo governo Jair Bolsonaro, o CNPQ está sem recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para pagamento de novas bolsas.
Quedas consecutivas do orçamento
Dados do CNPq mostram que esse é pelo menos o terceiro ano consecutivo de queda na verba destinada ao pagamento de bolsas. De 2018 para 2019, nas demais áreas, como gastos de administração e de fomento à pesquisa, houve um aumento no orçamento. Porém, o orçamento global do CNPq teve uma perda em valores absolutos de R$ 142,6 milhões, considerando os valores do orçamento do ano passado corrigidos pela inflação acumulada até janeiro deste ano.