Chevrolet Onix hatch leva 5 estrelas em teste de colisão


Nova geração do carro ficou com nota máxima para adultos e crianças em avaliação feita pela entidade independente Latin NCap. Em versão que não é vendida no Brasil, Mitsubishi L200 ‘zerou’. Chevrolet Onix hatch leva 5 estrelas em teste de colisão
O Chevrolet Onix hatch levou 5 estrelas em teste de colisão realizado pelo Latin NCap. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (26) pela entidade independente, especializada em segurança de veículos.
O resultado foi divulgado no mesmo dia em que a montadora realiza um evento em Porto Alegre para marcar o início das vendas da nova geração do carro mais emplacado do país (veja todos os preços).
A picape Mitsubishi L200, em versão que não é vendida no Brasil, recebeu “0 estrela” em proteção para adultos e 2 estrelas em proteção para crianças. O modelo avaliado não tem airbags, enquanto no mercado brasileiro o dispositivo é de série.
Onix hatch repete resultado do Plus
Na avaliação, o Onix hatch ficou com nota máxima em proteção para adultos e crianças. Produzido no Brasil, o modelo conta com 6 airbags. O resultado foi o mesmo obtido pela opção sedã, o Onix Plus, em setembro passado.
Inclusive, em partes do teste do hatch feito pelo Latin NCap aparecem as mesmas imagens do sedã, isso porque a entidade considera as versões equivalentes e nem sempre realiza todas baterias de avaliações com ambas carrocerias.
O Onix Plus também passou por problemas desde o seu lançamento. No início do mês, suas entregas foram suspensas por risco de incêndio, e a GM realizou recall do carro.
Chevrolet Onix hatch fica com nota máxima em segurança no Latin NCap
Latin NCap/Divulgação
Desempenho do novo Onix
A nova geração do Onix teve desempenho considerado “bom” nos impactos frontral, lateral e lateral do poste, indicou o Latin NCap, para a proteção de crianças e adultos. A entidade também ressaltou a importância do veículo ter controle de estabilidade eletrônico e os 6 airbags.
Outros pontos considerados relevantes pelo Latin NCap foram a recomendação feita pela Chevrolet para a instalação de ambos os “dummys” crianças virados para trás e também o Sistema de Aviso de Uso de Cinto de Segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro.
O Onix também ganhou ponto por ter proteção para pedestres como padrão, de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas, afirmou a entidade.
Chevrolet Onix hatch recebe 5 estrelas em teste de colisão
Divulgação
Antiga geração ‘zerou’
A antiga geração do Onix havia recebido críticas sobre a segurança do veículo. Em teste realizado pelo Latin NCap em 2017, o modelo levou zero estrela em proteção para adultos por causa do mau desempenho na colisão lateral.
Um novo teste foi realizado no início de 2018, após Onix e Prisma receberem mudanças estruturais, o que fez sua nota passar para 3 estrelas.
L200 apresentou “estrutura instável”
Mitsubishi L200, em versão vendida no Chile, é reprovada pelo Latin NCap
A versão da picape Mitsubishi L200 avaliada é vendida no Chile. Ao G1, a HPE Motores, representante da Mitsubishi no Brasil, confirmou que a unidade avaliada é diferente da picape comercializada no mercado brasileiro, que traz airbag duplo de série.
“Pode ser que resultado melhore com airbag duplo, mas tem que ser avaliada”, disse o Latin NCap, em resposta ao G1. Além da falta de airbags, a L200 perdeu pontos por não ter sistema de aviso do uso do cinto de segurança e pela ausência do controle de estabilidade.
Mitsubishi L200 ‘zerou’ no Latin NCap
Divulgação
De acordo com a entidade, o veículo gera “alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h”. O Latin NCap também considerou que a a L200 possui “uma estrutura instável e instabilidade na área dos pés”.
VEJA COMO FOI A AVALIAÇÃO DO ONIX PLUS:
Chevrolet Onix Plus recebe 5 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP