Cartórios passarão a oferecer serviços de CPF

Nos locais que aderirem a convênio com a receita, será possível fazer inscrição, alteração, consulta e emitir segunda via. Cartórios de registro civil do país vão passar a oferecer serviços relativos ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). A medida está prevista em um convênio firmado entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-BR).
Nos cartórios que aderirem ao convênio, será possível pesquisar o número de inscrição (ex. cidadão perdeu seu nº CPF e precisa recuperar essa informação), fazer inscrição e alteração, emitir segunda via do comprovante de inscrição e emitir o comprovante de situação cadastral.
A estimativa da Receita é que os cartórios comecem a oferecer os serviços até novembro. Eles poderão cobrar até R$ 7 reais pelos serviços.
“A parceria amplia de forma considerável a rede de atendimento terceirizada da Receita Federal, pois as unidades dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal continuarão a prestar serviços de CPF. Além disso, o cidadão poderá solicitar atos de inscrição e de alteração de dados cadastrais, gratuitamente, por meio do sítio da Receita Federal na internet”, informa a Receita em nota.