Carlinhos Brown ajuda Gloria Estefan a trazer ‘Magalenha’ para o ‘fogão’ latino do álbum ‘Brazil 305’


Cantora cubana lança disco em que também regrava samba lançado por Gonzaguinha em 1985. ♪ Uma das músicas mais calorosas de Carlinhos Brown, Magalenha foi apresentada ao universo pop pelo pianista fluminense Sergio Mendes em gravação feita para o álbum Brasileiro (1992) com a participação do ritmista e compositor baiano.
Alvo de vários remixes originados desse registro feito por Mendes em disco direcionado ao mercado norte-americano, Magalenha se espalhou pelo mundo e chegou aos ouvidos de Gloria Estefan, cantora de origem cubana residente nos Estados Unidos.
Decorridos 28 anos da gravação original de Magalenha, música também abordada por Elba Ramalho no álbum Devora-me (1993), a composição de Brown ganha a voz de Estefan em gravação feita para o álbum Brazil 305.
Disco voltado para o samba, Brazil 305 traz Magalenha para o fogão latino com a chama incandescente da percussão afro-baiana, com tempero cubano – marca da obra da artista – e com a participação do próprio Brown. O tribalista também faz vocais na gravação em que Estefan canta Magalenha em português.
Disponível no mercado fonográfico a partir desta quinta-feira, 13 de agosto, o álbum Brazil 305 também traz no repertório o samba-enredo O homem falou, composto por Gonzaguinha (1945 – 1991), lançado pelo autor há 35 anos no álbum Olho de lince – Trabalho de parto (1985) e regravado, com maior repercussão, por Maria Rita no álbum Samba meu (2007).
No disco de Gloria Estefan, O homem falou aparece em versões em espanhol e em inglês, intituladas Um nuevo mundo e Only together, respectivamente.