Caixa de restaurante faz Enem no Piauí pela terceira vez para cursar pedagogia: ‘sempre quis’


Márcio Vitor Lopes de Sousa, de 22 anos, fez o Enem pela terceira vez. Segundo ele, a prova não foi difícil e o tema da redação foi bastante relevante. Márcio Vitor Lopes de Sousa, de 22 anos, pretende cursar pedagogia
Laura Moura/g1 PI
O caixa de restaurante Márcio Vitor Lopes de Sousa, de 22 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela terceira vez neste domingo (21), em Teresina, para realizar o seu grande sonho que é cursar pedagogia. Segundo ele, a prova não foi difícil e o tema da redação foi bastante relevante.
“Eu gostei. Ela é mais extensa do que difícil. É muito texto, é muita leitura. Achei importante o tema da redação, é algo importante de se discutir, mas que por muitas vezes a gente se deixa levar pelo comodismo e acaba nem dando atenção para algo que é tão importante”, disse o candidato.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Márcio Vitor possui dois cursos técnicos. Há um ano e meio trabalha como caixa de supermercado, mas continua estudando para se tornar um pedagogo. Ele contou ter estudado em casa com livros e materiais pela internet.
“Sempre quis a formação em pedagogia. Não em sala de aula, embora a princípio tenha que passar por lá. Mas, depois eu pretendo trabalhar na gestão escolar”, contou ao g1.
73 mil candidatos aptos no Piauí
No Piauí, mais de 73.155 candidatos estão aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois próximos domingos: dias 21 e 28 de novembro. Realizarão as provas impressas pouco mais de 72 mil candidatos e quase 1 mil farão a versão digital do Exame.
LEIA TAMBÉM
Leia dicas, responda quiz e veja se está preparado para o Enem 2021
Fuso horário, abertura e fechamento dos portões, início das provas e mais
Está com Covid? Saiba como pedir a reaplicação do exame
Estratégias para o primeiro dia de prova
Mais de 94 mil pessoas chegaram a se inscrever, mas apenas 73 mil tiveram as inscrições confirmadas e as taxas pagas ou com isenção garantida. Em janeiro de 2022, quase 8 mil pessoas poderão fazer o exame, como pessoas privadas de liberdade e novos inscritos.
Os números representam uma queda de cerca de 45% em relação ao ano anterior, onde mais de 133 mil candidatos se inscreveram. A queda aconteceu a nível nacional também. Um dos motivos apontados por especialistas foi a mudança nas regras para solicitação da isenção na taxa de inscrição.
Disciplinas e horários
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. No dia 21 de novembro os candidatos farão, durante 5h30min:
45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas;
E redação.
Horários de aplicação
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube