Caiu no golpe da promoção falsa de volta às aulas da Faber-Castell? Veja o que fazer


Blog também tira dúvidas sobre como baixar vídeo do Youtube e lentidão no Windows 10. (Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)
Golpe de volta às aulas da Faber-Castell
Oi, Ronaldo! Eu recebi no WhatsApp uma mensagem sobre uma promoção da Faber-Castell em que, para receber a amostra grátis, era necessário compartilhar o anúncio com 5 amigos. Mas após ter seguido essa orientação, descobri que a promoção era falsa. O meu celular foi hackeado? – Thaís
Olá, Thaís! Esse tipo de golpe tem sido recorrente, o que muda é o brinde oferecido desde que a vítima informe alguns dados e compartilhe a promoção com uma quantidade de contatos. Em muitos casos ele é inofensivo, pois a monetização do golpe ocorre por causa dos acessos ao site falso – ao acessá-lo, o seu aparelho não corre o risco de ter alguma praga virtual instalada.
Porém, é recomendável você seguir as dicas abaixo após ter participado da falsa promoção:
Acesse o navegador de internet do seu celular e limpe o histórico de navegação;
Evite clicar em links enviados através de mensagens semelhantes;
Envie uma mensagem de alerta a todos os contatos fornecidos durante a inscrição na falsa promoção, esclarecendo sobre os riscos e pedindo para que eles não compartilhem a mensagem. Essa medida ajudará que mais pessoas não se tornem vítimas.
Se você preferir, é possível instalar um aplicativo de segurança que fará uma varredura completa e protegerá os seus dados no celular.
Golpe de amostra grátis da Faber-Castell enviado por WhatsApp
Divulgação/PSafe
Como baixar vídeos do Youtube para compartilhar no WhatsApp?
Olá, Ronaldo! Eu gostaria de baixar alguns vídeos que estão publicados no Youtube para compartilhá-los nos grupos do WhatsApp em vez de apenas enviar os links. Existe alguma maneira de eu fazer isso tudo usando o celular? – Alexandre
Olá, Alexandre! Para baixar um vídeo do Yotube diretamente no celular, você pode usar um serviço online chamado clipconverter, ele está disponível neste link. É colocar o endereço do vídeo e selecionar o formato do arquivo. Após finalizar o download, basta anexá-lo nas mensagens que você irá enviar pelo WhatsApp.
PC lento com o disco apresentando taxa de leitura de 100% sem nenhum programa em execução
Oi, Ronaldo! O meu PC possui uma boa configuração de hardware, porém está extremamente lento. Eu verifiquei no gerenciador de tarefas e identifiquei que a taxa de leitura do HD está em 100% mesmo quando não existe nenhum programa sendo executado. E agora? – Eduardo
A sobrecarga na leitura do HD pode estar relacionada a uma falha num recurso chamado Superfetch. Para resolver esse problema, siga os passos descritos abaixo:
Digite “Serviços” na caixa de busca do Cortana e tecle ENTER;
Localize e clique na opção “Superfetch” entre os serviços exibidos pelo gerenciador;
Altere o “Tipo de inicialização” para “Desativado”;
Clique em “Parar” na opção “Status do serviço”;
Clique em “Aplicar” e depois em “OK” para salvar as alterações;
Reinicie o PC para recarregar as definições de sistema.
Superfetch
Reprodução/G1
Essa dica é paliativa e é recomendada apenas para os leitores que tiverem identificado perda de desempenho do Windows 10. Quando a correção for disponibilizada através de atualização do sistema, os passos descritos nessa acima deverão ser desfeitos.
Selo Ronaldo Prass
Ilustração: G1