Bombeiros resgatam lagarto teiú que ‘invadiu’ agência de turismo no Centro de Rancharia; veja VÍDEO


Funcionária contou ao G1 que ‘o animalzinho deu bastante trabalho’. Aparição do réptil foi nesta sexta-feira (23). Teiú ‘invadiu’ uma agência de turismo no Centro de Rancharia
Clariana Pelissari
Um teiú invadiu uma agência de turismo no Centro de Rancharia (SP) nesta sexta-feira (23).
A funcionária Clariana Pelissari, que estava sozinha no momento em que o animal apareceu no estabelecimento, disse ao G1 que a empresa fica em uma casa, com quintal, piscina e jardim, o que pode ter contribuído para o surgimento do réptil.
“A porta dos fundos da agência fica aberta e a da frente fica fechada. Eu estava trabalhando na minha mesa e, quando olhei para o lado, em uma salinha que temos dentro do prédio, o teiú estava embaixo de uma cadeira me olhando, paradinho e enorme”, contou ao G1.
A agente de turismo ainda falou que sua única reação foi pegar o celular, filmar o animal e, em seguida, pedir ajuda.
“Liguei no escritório do lado, com que compartilhamos o mesmo prédio, chamei ajuda e acionamos o Corpo de Bombeiros. Eles vieram aqui e resgataram o animalzinho, mas ele deu bastante trabalho”, acrescentou ao G1 (veja vídeo abaixo).
Apesar do susto, Clariana ainda disse ao G1 que o prédio que divide com outra empresa é um só, mas que o teiú escolheu a agência.
“Acho que estava mais fresquinho”, brincou.
O Corpo de Bombeiros fez o resgate do animal, que foi devolvido à natureza.
Teiú ‘invade’ agência de turismo no Centro de Rancharia
Hábitos diurnos e terrestres
O lagarto teiú (Salvator merianae) vive no chão procurando locais com sol para banhar-se, áreas com capim baixo ou com pedras. A espécie possui hábitos diurnos e terrestres.
O corpo do animal é cilíndrico, com membros e cauda longa e robusta. Os machos adultos chegam a atingir entre 1 a 1,4 metro, considerando a cauda. Os machos são maiores do que as fêmeas.
O dorso apresenta barras negras transversais que se alternam com faixas transversais mais claras, com pontos negros e cinzas. Os flancos são mais claros, com barras negras menos distintas e pequenos círculos brancos espalhados. O ventre é claro, com barras negras transversais e irregulares. A língua é cor-de-rosa, comprida e bífida.
O teiú pode ser agressivo se for perturbado, se defende bem quando atacado, principalmente dando chicotadas com a cauda longa. Quando sente alguma ameaça próxima, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio a folhagens e capins ou fugir rapidamente, só que faz muito barulho.
A espécie está distribuída na Argentina, no Brasil e no Uruguai. No Brasil, o lagarto aparece em todas as regiões, exceto na Floresta Amazônica.
O habitat natural do teiú são florestas, cerrados e caatingas.
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.