Bolsonaro nomeia novo reitor da Universidade Federal de São João del Rei


Ato de nomeação foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União. O G1 mostrou que após parecer do MEC, a instituição estava com administrador interino. Professor Marcelo Pereira é o novo reitor da UFSJ
UFSJ/Divulgação
O presidente da república, Jair Bolsonaro, nomeou o professor Marcelo Pereira Andrade como novo reitor da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). O ato de nomeação foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União. O mandato de quatro anos começa a valer a partir deste sábado (9).
Na semana passada, o G1 mostrou que após um parecer do Ministério da Educação (MEC) sobre o início e fim de mandatos de reitores de universidades públicas, o reitor da instituição, Sérgio Augusto de Araújo da Gama Cerqueira, teve o mandato encerrado e o vice-reitor, Valdir Mano, assumiu a reitoria interinamente, conforme estatuto da instituição.
Veja mais: Após parecer do MEC, mandato de reitor da UFSJ é encerrado e vice assume como interino
Lista Tríplice
De acordo com a UFSJ, a nova nomeação ocorreu a partir da lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário, ao Governo Federal.
Na ocasião, o nomeado por Jair Bolsonaro, Marcelo Pereira, recebeu 27 votos. As outras duas componentes do documento, as professoras Rosy Ribeiro e Elisa Albergaria receberam cada uma 14 votos.
O G1 entrou em contato com a assessoria da instituição para saber quem assume o cargo de vice-reitor e aguarda retorno.
Biografia
O novo reitor, Marcelo Pereira, é graduado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Foi professor da educação básica e de projetos governamentais e sociais. Iniciou a docência na educação superior, no curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul em 1998.
Ingressou na Universidade Federal de São João del Rei em 2006. É professor associado III, lotado no Dcefs e ministra aulas no Curso de Educação Física da UFSJ. Foi professor colaborador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação na instituição.
Já ocupou os cargos de vice-coordenador do curso de Educação Física por dois mandatos, coordenador do Curso de Educação Física. Marcelo Pereira também já foi membro do Conselho Universitário da UFSJ por três mandatos, do Conselho de Ensino pesquisa e Extensão e do Conselho Diretor.
Também exerceu o cargo de Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSJ e foi vice-reitor da instituição durante 2016 e 2018.