Bicicleta: 10 dicas para andar com segurança

Das primeiras pedaladas até as regras de trânsito e onde estacionar, tutorial mostra como evitar acidentes. Número de mortes de ciclistas triplicou em São Paulo no 1º trimestre. Bicicletas: veja 10 dicas para andar com segurança
O uso de bicicleta na trânsito está se tornando mais comum no Brasil, não somente em ciclovias, mas também dividindo espaço com outros veículos nas ruas.
Com a expansão do compartilhamento de bikes, que já está presente em ao menos 14 capitais brasileiras, como mostra levantamento feito pelo G1 em março, o cuidado de ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres deve ser redobrado.
“Andar de bicicleta, a gente nunca esquece”? Pode até ser, mas rodar com os outros veículos é mais complexo, e os condutores de bikes precisam tomar alguns cuidados, além de seguir algumas regras. O número de ciclistas mortos triplicou na cidade de São Paulo no 1º trimestre de 2019, e todas as 16 mortes ocorreram fora das ciclovias.
Para ajudar quem quer usar bicicleta como meio de transporte, o G1 preparou um vídeo com dicas que vão desde as primeiras pedaladas até onde estacionar.
Convivência no trânsito
Onde pode rodar
Pratique antes de andar
Use equipamentos de segurança
Cuidado com buracos, subidas e descidas
Ver e ser visto; escute
Manutenção
Cuidado com bagagens
Regras para bike elétrica
Como estacionar
Vai de patinete em vez de bike? Assista ao tutorial:
Patinete elétrico: saiba como andar