Balde com torneira improvisada e detergente ajudam candidatos a lavar mãos na frente de prédio antes do Enem


Inciativa de comerciantes ajudou os jovens a se proteger da Covid-19 ao participar, neste domingo (17), do primeiro dia de testes, na Unicap, na área central do Recife. Balde foi colocado na frente de local de prova no Enem para ajudar candidatos a se proteger da Covid-19
Pedro Alves/G1
Um balde adaptado com uma torneira e uma garrafa de detergente viraram ponto improvisado de higienização em frente à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Centro do Recife, neste domingo (17), primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja a cobertura em tempo real
A iniciativa foi de comerciantes que quiseram ajudar quem vai tentar uma vaga na universidade, em meio a um dos momentos mais críticos já registrados durante a pandemia.
A ideia foi da comerciante Marize Helena Farias, que contou com a ajuda de colegas de profissão. O balde, de margarina, virou uma espécie de pia, ao ganhar uma torneira instalada em um buraco feito pelos trabalhadores.
“A gente não tinha como colocar uma pia aqui, aí veio a ideia de colocar um balde com uma torneira e com detergente. Se for meu cliente ou não, pode usar. A gente também está oferecendo álcool em gel. A pessoa escolhe, o importante é se higienizar. Eu fico feliz que a iniciativa deu certo”, afirmou.
Marize faz parte de um grupo de dezenas de comerciantes que vivem do movimento de estudantes e professores ao redor da Unicap.
Com a chegada da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, todos eles foram afetados. Alguns, inclusive, chegaram a fechar o comércio.
“Estou aqui desde 2013 e nunca vi uma coisa dessas. Diminuiu muito o movimento e as coisas ficaram bastante difíceis”, disse Marize.
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto
Initial plugin text