Baco Exu do Blues lança música referente ao jogador Tommie Smith, ícone da luta contra o racismo


Single integra o projeto ‘Bandele’, composto por gravações de seis artistas negros do selo do rapper baiano. ♪ Tommie Smith. Este o nome da música inédita que será lançada por Baco Exu do Blues em single estrategicamente programado para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
O título da composição de Baco se refere ao jogador norte-americano de futebol Thomas Smith, ícone na luta contra o racismo nos Estados Unidos desde que, durante os jogos olímpicos de 1968, disputados no México, Tommie causou polêmica ao permanecer de punhos cerrados no pódio durante a execução do hino nacional dos EUA, reproduzindo símbolo do grupo ativista Panteras Negras.
O inédito single autoral do baiano Baco Exu do Blues integra o projeto Bandele, do selo fonográfico 999. Criado pelo rapper com o produtor Leonardo Duque, o selo 999 entrou no mercado fonográfico com a intenção de dar visibilidade a artistas negros, sobretudo a cantores ligado ao universo do hip hop de Salvador (BA).
Palavra do dicionário da Nigéria que significa “nascidos longe de casa”, Bandele batiza o projeto composto por série sequencial de seis singles e registros audiovisuais de artistas negros do selo.
Além de Baco Exu do Blues, presente com o single Tommie Smith, o projeto abarca os cantores Celo Dut,, Dactes (também produtor musical), Vírus e Young Piva, além da cantora Muse Maya.
Os seis singles serão lançados entre 16 e 27 de novembro, em intervalos de dois ou três dias, simultaneamente com os respectivos clipes filmados sob direção do próprio Baco Exu do Blues com narrativas que expõem a dor, a luta e o talento do povo negro.
♪ Eis, na sequência programada pelo selo 999, os seis singles que compõem o projeto Bandele :
♪ Mercado Modelo – Vírus – 16 de novembro
♪ Não abrir mão de nada – Dactes – 18 de novembro
♪ Tommie Smith – Baco Exu do Blues – 20 de novembro
♪ Deus em pele de farsa – Young Piva – 23 de novembro
♪ Sauce – Muse Maya – 25 de novembro
♪ Ilhada – Celo Dut – 27 de novembro