Aulas presenciais na Ufes voltam na próxima quarta-feira


Atividades serão realizadas em formato híbrido. Apenas as disciplinas práticas acontecerão nos campi da universidade. Ufes retoma aulas presenciais para 2,5 mil alunos na próxima quarta
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai retomar as aulas presenciais para 2,5 mil alunos de todos os cursos no próximo semestre letivo, que começa na quarta-feira (3).
Ainda assim, não será um retorno integral, já que as disciplinas laboratoriais serão realizadas no formato híbrido – quando uma parte das aulas é remota e a outra parte é presencial. Todas as atividades teóricas seguirão no modelo remoto.
Apenas os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição terão disciplinas presenciais no próximo semestre, independente do período que cursam.
Já para para os alunos dos demais cursos, a oferta de aulas presenciais será exclusiva para os estudantes finalistas, isto é, aqueles que estão no último semestre.
De acordo com a universidade, os estudantes que tiveram sua formação atrasada por causa da suspensão das aulas, no ano passado, também poderão solicitar as disciplinas laboratoriais em formato híbrido.
A Ufes informou que as aulas presenciais não serão transmitidas, já que as aulas práticas não podem ser simuladas em ambiente virtual e precisam, necessariamente, acontecer em campo ou nos laboratórios da universidade.
A universidade seguirá disponibilizando as ferramentas de ensino remoto, que podem ser escolhidas à critério dos professores.
Os restaurantes universitários também voltarão a operar, oferecendo refeições pré-acondicionadas (marmitas).
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Luciney Araújo/TV Gazeta
Retomada gradual
Em setembro passado, a Ufes aprovou o plano de retomada gradual das atividades presenciais nos campi da universidade.
Além da volta das aulas práticas, a Ufes também decidiu que o funcionamento administrativo presencial será exclusivamente aquele indispensável ao funcionamento das atividades didáticas. Mesmo assim, os servidores que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 seguirão trabalhando remotamente.
As aulas presenciais estão suspensas na Ufes desde março de 2020 e o retorno das aulas presenciais em universidades públicas e privadas já está autorizado pelo governo estadual.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo