Atriz e cineasta russos decolam para rodar primeiro filme no espaço


Yulia Peresild e Klim Shipenko terão 12 dias para gravar longa-metragem. ‘É um milagre, uma chance incrível’, afirmou a atriz antes de voar. Atriz russa Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko decolam para gravar primeiro filme do espaço nesta terça-feira (5)
Roscosmos Space Agency via AP
Um foguete Soyuz decolou nesta terça-feira (5) com a atriz Yulia Peresild e o cineasta Klim Shipenko a bordo, com a missão de rodar o primeiro filme da história no espaço, segundo imagens exibidas ao vivo pela agência espacial Roscosmos.
O foguete partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, e deve chegar à Estação Espacial Internacional às 9h12 no horário de Brasília, segundo o plano de voo.
Peresild e Shipenko terão 12 dias para filmar o longa-metragem que tem o título provisório de “O Desafio”. Anton Shkaplerov, um astronauta veterano em três missões espaciais, acompanha a dupla russa na viagem.
Foguete decola, nesta terça (5), com equipe russa para filmar o primeiro longa no espaço
Roscosmos Space Agency via AP
A equipe planeja filmar segmentos de um novo filme intitulado “Desafio” sobre um cirurgião convocado a correr para a estação espacial para salvar um tripulante que sofre de um problema cardíaco.
Falando em uma entrevista coletiva na instalação de lançamento russa em Baikonur, Cazaquistão, Peresild reconheceu que o treinamento para a missão foi cansativo, mas o descreveu como uma oportunidade única na vida.
“É um milagre, uma chance incrível”, disse ela, segundo a agência de notícias Associated Press.
Atriz Yulia Peresild, diretor de cinema Klim Shipenko e o cosmonauta Anton Shkaplerov antes de decolagem para 1º filme gravado no espaço
Roscosmos Space Agency via AP
“Trabalhamos muito e estamos muito cansados, embora continuemos de bom humor e sorrindo”, confidenciou a atriz de 37 anos.
“Foi psicológica, física e moralmente difícil. Mas acho que assim que atingirmos a meta, tudo isso não parecerá tão difícil e vamos lembrar com um sorriso”.
William Shatner, astro de ‘Jornada nas Estrelas’, é convidado para voo espacial da Blue Origin
Peresild disse que era difícil para ela se adaptar à disciplina rígida e às exigências rigorosas exigidas durante o treinamento.
“Aqui em Baikonur, fizemos amizade com todos e todas as pessoas aquecidas”, disse ela. “Mas foi muito difícil no início, quando você não tinha muita escolha: vá, corra, vá mais rápido, espere, continue. Não foi fácil para nós e foi bastante inesperado, mas já passamos por isso. ”
Para a atriz, a parte mais desafiadora da preparação foi aprender sobre o projeto e o manuseio da espaçonave.
“Não foi fácil para mim, para ser sincera”, disse ela. “Nas primeiras duas semanas, aprendi até as 4 da manhã todas as noites. Existem tantos acrônimos, e se você não aprender todos, não entenderá mais nada adiante”.
O cineasta Klim Shipenko fez vários filmes de sucesso na Rússia, como “Serf”, “Salyut-7” e “Text”.
Veja FOTOS da decolagem:
Atriz russa Yulia Peresild acena antes de entrar no foguete para ir ao espaço; ela e o diretor Klim Shipenko vão gravar o primeiro longa no espaço
Roscosmos Space Agency via AP
Primeiro filme no espaço: atriz Yulia Peresild, diretor Klim Shipenko e astronauta Anton Shkaplerov se despedem antes do lançamento de foguete russo
Roscosmos Space Agency via AP
Foguete russo decola, nesta terça (5), com equipe para filmar primeiro longa-metragem no espaço
Roscosmos Space Agency via AP
Atriz russa Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko decolam para gravar primeiro filme do espaço nesta terça-feira (5)
Roscosmos Space Agency via AP