Atitude vencedora! Afinal, existe um padrão de comportamento?

Essa é a busca de todas as pessoas que trabalham com comportamento e desenvolvimento humano. Qual o comportamento típico dos vencedores? Em nossa opinião, uma receita mágica não existe, por simples coerência lógica. Se houvesse uma fórmula pronta para transformar todos em vencedores, e se todos aplicassem, não existiriam mais vencedores.

Jogos de palavras sendo desconsiderados, precisamos entender que não existe uma tabela ou receita pronta de comportamentos dos considerados vencedores. Entretanto, observam-se comportamentos e habilidades, comumente encontrados em quem se destaca.

Seria presunção fazer uma lista de comportamentos aqui como verdadeiros, e, por esse motivo, vamos explorar apenas três (dos diversos) temas. Certamente, existem muitos outros, mas nossa sugestão é que  comecemos por esses três.

Planejamento com Foco

Lembre-se da máxima que: “Onde você foca irá se desenvolver”. A importância do foco é minimizar a dispersão de energia empregada para realizar a atividade de objetivo. Com isso, conseguimos realizar mais atividades com menor esforço.

Talvez você pense: “já realizo minhas listas de prioridade e atividades a fazer, e mesmo assim não conquisto meus objetivos”. Logo, o que está errado? Certamente, você não está focando, simplesmente está criando uma lista de coisas a serem feitas em diversas áreas. Focar é saber dizer não, disse, seguramente, Steve Jobs, e por isso precisamos entender que ao focar a nossa lista, devemos realizar as ações que estejam intrinsecamente ligadas ao nosso objetivo.

Para escrever a lista, e principalmente realizá-la, você perceberá que isso irá exigir  muito empenho, e alguns “nãos” às  distrações, que surgirão no caminho. Aqui existe um risco, para o qual desejamos alertá-lo: muitas pessoas, ao focar e criar suas listas essenciais de ação, deixam atividades e setores extremamente importantes em vida. Muitas vezes, ao alcançar seus objetivos, sentem que não valeu a pena, pois perderam o que era a base de importância e significância.

O foco é válido, apenas quando realizado com um planejamento estratégico de como conquistar seus objetivos com equilíbrio em todos os campos de sua vida. O investimento de esforço correto, para que seu planejamento lhe permita agir onde é necessário, mas sem deixar de lado a harmonia entre os campos da sua vida. Esse é o tema central, talvez o coração (se fizermos uma analogia) de todo o processo. Você encontrará diversos tutoriais explicando como fazer isso, mas o encorajamos que realize essa parte essencial com o acompanhamento de um profissional de sua confiança.

Aprendizado contínuo

“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” Aristóteles.

Todo e qualquer processo, método ou orientações serão rodeados de erros e acertos. Isso acontece por sermos únicos e cada caminhada é exclusiva e personalizada.

Imagine que se lançar ao novo não será feito de maneira alguma, sem alguns erros e com muitos acertos. O que diferencia quem alcança seus resultados são os aprendizados obtidos no caminho. Certamente, você já ouviu dizer que é extremamente importante aprender com os erros, principalmente quando não são os seus. Certo? Isso é o óbvio, e não irá diferenciá-lo, para fazer parte dos que alcançam seus objetivos.

Aprender com os erros é essencial para ajustarmos o que é necessário e não escorregarmos nos mesmos locais. Isso não evitará cometer novos erros, pois conforme evolui, novos níveis de dificuldades estarão em seu caminho. Isso é o básico, e muitos processos focam aqui, para que, justamente, você não aprenda a voar sozinho.

O próximo nível de aprendizado deve ser feito, apenas, quando a análise e a compreensão dos erros fizerem parte de sua rotina. Não passe para o segundo nível se o primeiro ainda não estiver sedimentado.

Nós  queremos encorajá-lo a aprender e a criar a rotina de aprender em outro nível. O motivo pelo qual fazemos isso é bem simples. Você já passou por isso (ou conhece alguém) que estava tendo prosperidade e sucesso no que fazia e, de repente, o resultado parou de acontecer? Neste momento, é comum ouvir: “Estou fazendo tudo exatamente igual, mas parou de funcionar”. Vemos muitos casos de desespero nesta situação, pois no sucesso não foi realizado o mais importante.

Se aprender com o erro é essencial, a consciência de criar uma rotina de aprender com o sucesso trará consistência em suas conquistas. Sempre busque o aprendizado. Essa é a base de nosso processo pragmático, onde você tem acesso ao conhecimento, estuda o assunto, pratica e estuda os resultados. Tudo o que realizamos irá gerar uma consequência de reação, e, por esse motivo, é importante entender o ponto focal dos resultados gerados. Se você acha que aprender com o erro é difícil, tente analisar o sucesso, sem a empolgação da vitória. Desconsidere a tentação de concluir que foi sorte. Esse é o seu objetivo, para atuar em altíssimo nível.

Responsabilidade por ações e resultados

Serão os seus resultados que construirão sua história. Assumir a responsabilidade de seus objetivos, dos planos de suas conquistas, e, principalmente, das ações que você faz, diariamente, elevará sua consciência para buscar o que realmente deseja.

Sair da prisão que muitos vivem em terceirizar as justificativas de falhas não é fácil, aliás, será muito desafiador, pois isso expõe toda nossa fragilidade e trabalha o nosso ego. Mesmo sem dados científicos, arriscamo-nos a afirmar que o egoísmo e apego são os principais motivos que nos prendem na terceirização de nossos erros.

Se após a leitura dessa página, você aceitar e praticar que você é dono e senhor de suas ações, e que seus resultados são consequências de suas ações, sentiremos como parte de nossa missão alcançada.

Encorajamos a não viver a vida dos outros, da mesma forma e na mesma intensidade que o estimulamos a não viver o objetivo, o planejamento e o foco de outras pessoas.

Ao assumir a responsabilidade de nossos atos, começamos a desenvolver algumas leis essenciais e universais. Não vamos explicar todas aqui, pois entramos em detalhe (e com a seriedade necessária em nossos processos). Neste momento, gostaríamos de dividir conceitos simples, para colocar em prática, independente de seus objetivos:

Retribua. Todos nós estamos interconectados. A conquista de seus objetivos é, certamente, reflexo de seu empenho e esforço, mas, lembre-se, que, devido nossa interconexão, todos aqueles que participaram da caminhada possuem influência também. Se conquistamos algo, precisamos ser justos em retribuir de forma espontânea e gratuita. Reserve parte de suas conquistas para ajudar outras pessoas.

Reação: todas as nossas ações geram reações com intensidade e vibrações equivalentes. Assuma a responsabilidade de suas ações, respeitando as menores coisas. Ao respeitar as suas ações e atividades, você respeitará, automaticamente, as de terceiros, e lembre-se de ampliar seu foco, respeitando a propriedade de ideias, intenção e expectativa geradas, respeito ao sagrado tempo do outro.

Compreensão: cada um de nós está em fases e momentos diferentes. Desta forma, o seu ponto de vista, os seus desejos, seus objetivos podem ser exclusivos ao seu momento de vida. Compreenda que nem todos estarão na mesma intensidade e vibração que você, e, se, em seu caminho, as velocidades de caminhada forem diferentes, sua missão é ajudar a ganhar velocidade (se esse for o momento), e respeitar a individualidade e o momento. Nem todos que iniciaram a caminhada com você irão terminar no mesmo momento, e compreenda que está tudo certo. Afinal, não existe verdade absoluta, pois cada um tem seu tempo e entendimento da situação. Compreenda o ser e o momento de cada um que encontrar nesta jornada.

Como colocar em prática?

Conceitos simples, e, tenho certeza, que não irá iludir-se, achando que são fáceis. Você pode buscar o conhecimento disponível (e espalhado) em diversos locais e caminhar sozinho. A única desvantagem é que precisará estar disposto a investir tempo e dinheiro, para descobrir o caminho das pedras.

A segunda opção é a decisão de caminhar com quem já trilhou o percurso. Se essa for sua opção, ficaremos  felizes em ajudá-lo.

Programa Inova 360

Programa Inova 360
Programa Inova 360

Para participar do nosso próximo webinário, se inscreva em: www.metodolar.com e acesse PRÓXIMO WEBINÁRIO. Perguntas e comentários sobre desenvolvimento pessoal, aplicados na vida real, podem ser enviados em meu instagram em: @fernando.dos.reis.