‘Apple está lançando novidades atrasadas’, diz especialista

iPhone 11 teve com diferencial uma câmera traseira tripla

iPhone 11 teve com diferencial uma câmera traseira tripla
Stephen Lam/Reuters – 10.09.2019

A Apple apresentou na terça-feira (10) o novo iPhone 11. O modelo é o substituto da versão XS e XS Max que foram lançadas no ano passado. Apesar da expectativa e de todos os rumores que circularam na internet, a marca não surpreendeu quem acompanhas os avanços da tecnologia.

O professor da FGV, Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, acredita que com relação ao iPhone, a Apple está bem atrasada no que diz respeito às novidades.

“A Apple está lançando “novidades” atrasadas já faz algum tempo”, diz Igreja.

A câmera traseira de três lentes do iPhone 11 foi um diferencial do novo modelo em comparação com a versão apresentada no ano passado. Enquanto isso, as concorrentes já apostam em aparelhos com quatro e até cinco lentes.

Leia mais: iPhone 11: conheça todos os detalhes do lançamento da Apple 

A Samsung, por exemplo, lançou o A7 que conta com uma câmera traseira tripla em 2018. O modelo ainda nem era o principal lançamento do ano da empresa sul-coreana.

“Os lançamentos da Apple perderam completamente o frescor, a aura de novidade. A distância da Apple daquilo que já existe está reduzindo?”, questiona o professor.

A atualização do sistema operacional para o iOS 13 também tem sido alvo de comentários por lançar recurso já conhecidos dos usuários.

A Apple destaca a possibilidade de digitar arrastando o dedo pelas teclas como algo diferencial. No entanto, o recurso que busca agilizar a troca de mensagens existe nos celulares Android há quase 10 anos.

Leia também: Novo iPhone 11 ou cooktop? Confira os memes do lançamento da Apple

O especialista ressalta que as concorrentes do outro lado do mundo estão influenciando da concorrente do Vale do Silício. “Já começamos a ver algumas tecnologias, primeiramente, sendo lançadas na China, para depois na Coreia, seguido pelos EUA, quando sempre aconteceu o fluxo contrário”

Veja também:

iPhone, iPad e Watch: veja todas as novidades apresentadas pela Apple