Após deixar prova do Enem, candidata diz que não conseguiu fazer redação: ‘Tema difícil, deixei em branco’


Candidatos falam sobre exame após deixarem locais de prova em Rondônia. Enem 2021: Alunos na frente da escola João Bento, local de prova em Porto Velho
Jaíne Quele Cruz/g1
Após deixar o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos falaram sobre o tema da redação deste domingo (21): “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
A estudante Isabela, em Porto Velho, disse não esperar o tema e não conseguiu fazer o texto argumentativo. Essa foi a segunda vez que ela fez o exame.
“Tema muito difícil, tanto que não consegui fazer. Deixei em branco. Foi mais difícil que a do ano passado. Pensei que ia ser algo de educação financeira. Minha professora tinha falado muito sobre esse tema, queria muito que tivesse sido o tema”, afirma.
Gabriel Lino Gonçalves, 20 anos, também se surpreendeu com o tema da redação, mas ele não encontrou dificuldade em desenvolver o texto.
Gabriel Gonçalves após prova do Enem em Porto Velho
Hebert Novaes/CBN
“Já fiz Enem antes, esse é o meu sexto e estudo faculdade, na Unir, mas gosto de fazer por saber, conhecer e tentar sempre obter esse conhecimento e continuo exercitando meu estudo. O tema da redação achei interessante”, disse.
A realidade foi bem diferente para Ester, 19 anos, que fez o primeiro Enem em Porto Velho. Para ela, o tema da redação foi ‘imprevisível’.
Ester, em Porto Velho, após fazer a prova do Enem em Porto Velho
Jaíne Quele Cruz/g1
“Achei o tema imprevisível, esperava algo sobre a pandemia. Foi um pouco difícil desenvolver o assunto. O único cursinho que fiz foi o de redação, então acredito que tenha ido bem, mesmo não tendo ouvido falar sobre. Agora o restante acho que não.
LEIA TAMBÉM
Ex-moradora de rua faz Enem pela 1ª vez em Rondônia
Casal vai junto fazer a prova do Enem em Porto Velho: ‘Sonho é ter curso superior’