Após adiamento, 2ª fase da Unesp é aplicada para 2.903 candidatos em Araraquara e região


Provas também ocorrem em Rio Claro e São João da Boa Vista. Resultado sai em 27 de maio. Candidatos realizam o exame da 1ª fase do Vestibular Unesp 2021
Divulgação / Vunesp
Após adiamento de mais de 2 meses por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, a 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será realizada neste sábado (8).
Na região, 2.903 candidatos são esperados para prestar a prova em Araraquara (1.582), Rio Claro (868) e São João da Boa Vista (453) em disputa de uma das 7.630 vagas oferecidas pela universidade em 23 cidades.
Os portões serão fechados às 14h para o início da prova. Para evitar aglomerações, a entrada será em turmas escalonadas. (veja abaixo as orientações).
Ao todo, 35.434 candidatos devem prestar o exame em 34 cidades, sendo 30 no Estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Como será a prova
O exame terá duração de cinco horas. A prova será composta de uma redação em gênero dissertativo e 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), 20 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 20 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).
O resultado será divulgado em 27 de maio. As matrículas em primeira chamada serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio, de forma virtual.
Cuidados na pandemia
Os candidatos devem comparecer ao prédio no horário informado na consulta do local de prova do site da Vunesp com o original de um documento que pode ser RG, carteira de habilitação, certificado militar, carteira de trabalho, passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Além de caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente para resolução da prova, os candidatos devem levar uma ou mais máscaras de proteção facial com cobertura total de nariz e boca e permanece com o equipamento durante todo o período de realização da prova. O descarte e acondicionamento do material de proteção deverá ser feito em sacos plásticos.
Nas salas de realização das provas, será respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e haverá álcool em gel para uso dos candidatos e da equipe de aplicação. Os locais de aplicação das provas também serão devidamente higienizados.
Adiamento
Candidatos do vestibular da Unesp em Araraquara
Reprodução/EPTV
A prova estava prevista para ser realizada em 28 de fevereiro, mas por conta do aumento de casos de Covid-19 e agravamento da pandemia nas cidades de aplicação, a organização adiou a aplicação do exame.
Uma das cidades que contribuíram para a decisão foi Araraquara. Por conta da alta de casos e da circulação da variante do novo coronavírus no município e a decretação de um lockdown, a universidade transferiu o local de prova dos candidatos que tinha optado em prestar o exame na cidade para Ribeirão Preto.
A decisão afetava 1.582 candidatos de Araraquara e região e gerou revolta e protestos.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.