Após 6 anos afastada, Claudia Rodrigues volta aos palcos

Claudia Rodrigues, 49, está de volta à mídia. Devido à esclerose múltipla, doença autoimune que descobriu em 2000, a atriz ficou seis anos afastada da televisão e do teatro.

A artista estreará a peça de stand-up comedy “3 Brazilian Comedy Club – Claudia Rodrigues e convidados” no dia 19 de agosto. Parte do valor de venda dos ingressos será direcionado a instituições ligadas à assistência social.

Claudia comemorou a luta contra a esclerose em suas mídias sociais: “Após 6 anos fora dos palcos e da TV e lutando há 19 anos contra esclerose múltipla, EU estou voltando… […] Venha, divirta-se e ajude ao próximo! Estou esperando vc”.

A atriz ficou conhecida ao ser protagonista da série “A Diarista” com a personagem Marinete, além de atuar em programas de comédia como “Sai De Baixo!” e “Zorra Total”.

O que é esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro, danificando o sistema nervoso e afeta aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no mundo.

Apesar de não ter cura, tratamentos ajudam a controlar sintomas da esclerose e desacelerar sua progressão. As causas exatas da doença ainda não são conhecidas.

Veja o vídeo explicativo sobre a doença:

Alguns dos sintomas iniciais são:

Visão turva ou dupla
Fadiga
Formigamentos
Perda de força
Falta de equilíbrio
Espasmos musculares
Problemas sexuais
Incontinência urinária

No caso de Claudia Rodrigues, a esclerose múltipla ocasionou diversas internações – algumas até mesmo com a atriz em estado grave em UTI, sem conseguir andar ou reconhecer familiares.

Mais sobre esclerose múltipla

Conheça sintomas e tratamentos de esclerose múltipla

Entenda como a gravidez pode proteger contra a esclerose

Veja como o pilates pode ser um aliado para tratar a esclerose