Aos 72 anos, Mestre Luiz Paixão faz ‘Forró de rabeca’ em álbum com sambas e cocos colhidos na Zona da Mata de Pernambuco


♪ Aos 72 anos, Mestre Luiz Paixão lança o álbum Forró de rabeca. Anunciado em 30 de abril com o single Amor amor amor, o álbum mistura temas de domínio público e músicas inéditas da lavra do artista em repertório que abarca cocos, sambas, cirandas e cavalos-marinhos, entre outros gêneros musicais enraizados na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Nascido em 1949, na cidade de Aliança (PE), terra do maracatu rural, Luiz Paixão herdou o dom do avô e se tornou mestre da rabeca, instrumento condutor do álbum gravado com produção musical e arranjos de João Selva, diretor artístico do disco lançado em 24 de junho em edição do Selo Sesc.
No álbum, Luiz Paixão toca rabeca em todas as 14 músicas e se aventura como cantor, tendo posto voz na faixa Maria pequena.
Mestre Luiz Paixão solta a voz em ‘Maria pequena’, música do álbum ‘Forró de rabeca’
Mateus Sá / Divulgação
Artista que cultivou no campo o gosto pelo toque da rabeca, Luiz Paixão saiu da Zona da Mata a partir dos anos 1990, revalorizado pela geração de músicos pernambucanos que organizou o movimento Mangue beat, em especial por Siba Veloso, mentor do grupo Mestre Ambrósio, com quem se conectou em 1991, em encontro transformador para a vida e obra de ambos.
Desde então, no embalo da descoberta, o artista vem mostrando a paixão pela rabeca em cursos, oficinas e shows apresentados em festivais do Brasil e e do exterior. É para o público desses eventos que o álbum Forró de rabeca perpetua o legado de Mestre Luiz Paixão.
Gravado em abril de 2020 em estúdio do estado de São Paulo, o álbum Forró de rabeca foi finalizado em agosto do ano passado, com a masterização feita no estúdio Red Traxx Mastering, em Miami (EUA).
Capa do álbum ‘Forró de rabeca’, de Mestre Luiz Paixão
Divulgação
♪ Eis, na ordem do álbum Forró de rabeca, as 14 músicas do disco de Mestre Luiz Paixão:
1. Samba da santa (Luiz Paixão)
2. Pé de lírio (domínio público)
3. Forró de rabeca (Luiz Paixão)
4. Maria pequena (domínio público)
5. Baião arrochado (Luiz Paixão)
6. Amor amor amor (domínio público)
7. Forró do cambiteiro (Guga Santos, Stef Pai Véio e Luiz Paixão)
8. Samba das rabecas (Mina e Luiz Paixão)
9. Ciranda da macaxeira (Guga Santos e Luiz Paixão)
10. Dona Maria, o Coco é redondo (Sidraque e Luiz Paixão)
11. Menina linda (Mina e Luiz Paixão)
12. Farol de Olinda (Luiz Paixão)
13. Trupê do cavalo (domínio público)
14. Urro do boi (domínio público)