Aos 31 anos ele comanda uma legião de lojas online

Com apenas 31 anos, Alfredo Soares comanda duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil. Saiba como o adolescente que fazia cartões de visita se tornou uma referência de empreendedorismo.

Programa Inova 360

Programa Inova 360
Programa Inova 360

 

O diretor da Loja Integrada e fundador da Xtech commerce – plataforma com
quase 800 mil lojas criadas- é destaque da nova geração de empreendedores que atua como influenciador nas redes sociais, onde compartilha a sua experiência. É também Sócio da Vtex e Head Global SMB: Alfredo acumula funções e cargos, mas a quantidade de trabalho não parece o intimidar.

Em entrevista para o portal R7, Alfredo conta sobre o seu início no empreendedorismo, os caminhos que percorreu para realizar seus sonhos e quais são os seus planos para o futuro. Confira.

R7: Como tudo começou?
Alfredo: Sempre tive vontade de empreender e ainda na adolescência iniciei o meu primeiro negócio – uma empresa que produzia cartões de visita. Quando cursava a Faculdade de Publicidade e Propaganda, em 2007 na cidade do Rio de Janeiro, eu passei a trabalhar com marketing. Em seguida, decidi criar um novo negócio, o Marketing Shop, um site que prestava serviços digitais para PMEs.

R7: Como aconteceu a expansão do seu primeiro negócio?
Alfredo: Observando as tendências e movimentos do mercado, em 2014 eu precisei me reinventar e transformei a empresa de marketing em uma plataforma para hospedagem de sites virtuais, um segmento que estava em crescimento naquele momento. Assim surgiu a Xtech Commerce, uma startup do setor de e-commerce que nasceu e cresceu sem investidores externos. No início de 2018, a Xtech Commerce foi comprada pela Vtex – gigante do comércio eletrônico em uma transação com cifras milionárias

R7: Vender a sua empresa foi um bom negócio?
Alfredo: Sempre tive muita vontade de empreender, mas não imaginava vender a empresa. Estávamos crescendo aceleradamente com a Xtech, quando conhecemos a VTEX decidimos vender a empresa, pois acreditávamos que esse seria um novo ciclo importante. Acreditamos que a venda foi um alinhamento de objetivos e cultura das duas empresas e fazia total sentido. Mesmo com a venda, continuei a frente da empresa e em junho deste ano, assumi definitivamente toda a unidade cuidando da Loja Integrada, empresa que já já fazia parte da VTEX. Então sim, foi um bom negócio.

R7: O que é a Loja Integrada?
Alfredo: A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais e que se tornou uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Junto com a Xtech Commerce, as empresas fazem parte da unidade SMB da VTEX e possuem 800 mil lojas criadas em suas plataformas. Até o final de 2018, as duas plataformas irão transacionar juntas R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro.

R7: Quais as diferenças entre a Loja Integrada e a Xtech?
Alfredo: As marcas atendem níveis de empreendedores diferentes e complementam-se, firmando a estratégia da VTEX em atender todo o setor.  Enquanto a primeira possui planos gratuitos, o pacote inicial da Xtech parte de 99 reais por mês. A Xtech continua sendo a empresa que criei, mas hoje com VTEX o foco principal da marca está em desenvolver parcerias e novos relacionamentos com agências.

R7: Então a Loja Integrada é uma plataforma acessível a todos que queiram vender na internet?
Alfredo: Sim, é feita para quem quiser e estiver disposto a vender. Hoje abraço a Loja Integrada com intuito de continuar o legado de plataforma mais popular do Brasil para montar um e-commerce, além de reforçar o posicionamento da empresa, com novos serviços e tecnologias. Poder ajudar e ver nossos lojistas baterem R$ 1 bilhão em vendas neste ano é muito gratificante, já que ajudamos a criar esses empreendedores dentro do ecossistema do e-commerce brasileiro.

R7: Quais os seus planos para esse ano?
Alfredo: Estamos em uma fase de expansão e, com isso, quero me dedicar para crescermos não só no Brasil, mas também investir e colaborar para o crescimento da plataforma em outros países. Nossa expectativa é disponibilizar nossa tecnologia para cerca de 50 países nos próximos 5 anos, começando pela América Latina. Nesse ano também irei lançar o meu primeiro livro, com foco na minhas história, empreendedorismo e vendas na internet. …