Ana Cañas faz ‘Comentário a respeito de John’ no segundo EP do álbum com músicas de Belchior


♪ A obra de Antonio Carlos Belchior (26 de outubro de 1946 – 30 de abril de 2017) sempre embutiu alusões mais ou menos explícitas ao cancioneiro dos Beatles, sobretudo às musicas que trouxeram a assinatura de John Lennon (1940 – 1980).
Composta efetivamente por Lennon, mas como de praxe creditada à dupla formada pelo compositor inglês com o parceiro Paul McCartney, a música Happiness is a warm gun (1968) teve o título literalmente traduzido para o português por Belchior para virar o verso “A felicidade é uma arma quente” da canção Comentário a respeito de John.
Apresentada pelo artista cearense há 42 anos, em gravação feita para o álbum Belchior (1979), a música ganha registro fonográfico de Ana Cañas. Comentário a respeito de John integra o lote de composições abordadas pela cantora paulistana no segundo EP do ainda inédito álbum Ana Cañas canta Belchior.
Capa de ‘Ana Cañas canta Belchior EP 2’
Marcus Steinmayer
Posto em rotação na sexta-feira, 20 de agosto, em edição do selo Guela Records, o EP 2 também traz abordagens das músicas A palo seco (1973), Sujeito de sorte (1976) e Divina comédia humana (1978).
Gravado no estúdio paulistano Da Pá Virada, sob direção musical dividida por Cañas com o guitarrista e violonista Fabá Jimenez, o álbum Ana Cañas canta Belchior foi feito com os toques de músicos como Adriano Grineberg (teclados e órgão Hammond), Fábio Sá (baixo) e Thiago Big Rabello (bateria), este também responsável pela captação do som e pela mixagem do disco.
O primeiro EP do álbum Ana Cañas canta Belchior foi lançado em 9 de julho com as músicas Alucinação (1976), Galos, noites e quintais (1976), Na hora do almoço (1971) e Velha roupa colorida (1976).