‘Amor de mãe’: protagonistas e autora fazem balanço de 1ª fase de novela, que chega ao fim neste sábado (21)


Gravações da trama foram interrompidas para evitar contato físico e conter expansão do coronavírus. Cena da novela ‘Amor de mãe’, com Regina Casé, Thiago Martins e Nanda Costa
Isabella Pinheiro/Gshow
A primeira fase da novela “Amor de mãe” chega ao fim neste sábado (21). A trama ficará um período fora do ar e ainda não tem data para retorno. A pausa se deve à interrupção das gravações de novelas para conter a expansão do coronavírus. “Não há novela sem abraços, aperto de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança”, explicou a Globo esta semana.
Faltando dois dias do encerramento da primeira fase, a autora Manuela Dias faz uma avaliação de seu aprendizado como autora nesse período.
“Todo processo foi de puro aprendizado. Ao escrever ‘Amor de Mãe’, sinto como se estivesse entrando num rio muito especial de contadores de histórias. Estou tentando aproveitar a minha oportunidade com todo meu empenho, respeito e amor pela audiência brasileira. Além, claro, de toda a responsabilidade que essa empreitada demanda.”
Ela também fala sobre o que o público pode esperar da segunda fase de “Amor de Mãe”.
“A primeira fase se encerra com a descoberta de que Danilo [Chay Suede] é Domênico e com a percepção de que Thelma [Adriana Esteves] será capaz de tudo para que esse segredo não seja revelado. Isso será um recomeço para a história. Vai aproximar mais ainda as protagonistas.”
José Luiz Villamarim e Manuela Dias, diretor geral e autora de “Amor de mãe”
Globo / Estevam Avellar
Com a palavra, as protagonistas
Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo, protagonistas da novela nos papeis de Thelma, Lurdes e Vitória, também fizeram um balanço sobre a primeira fase e falaram sobre suas expectativas para a próxima etapa.
Adriana Esteves:
“‘Amor de Mãe’ é uma novela de altíssima qualidade, com uma linguagem que me encanta muito. Uma fotografia belíssima. A trama aborda assuntos sérios como educação e preservação do meio ambiente. Agora, no fim da primeira fase, exibe uma grande virada da personagem Thelma, a aproximando da trama central que é a descoberta do filho perdido de Lurdes, Domênico.”
“[Thelma] é um personagem dificílimo. Mas meu desafio é esse. É para isso que me dedico há tantos anos.”
“Tenho certeza que o público ficará mais na expectativa do que nunca. Isso será uma novidade na história das telenovelas. E o desfecho da trama na segunda fase será melhor ainda.”
Cena de “Amor de mãe” com Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araujo)
Globo/ João Cotta
Regina Casé
“‘Amor de Mãe’ é uma novela que estica a corda no sentido da inovação. É um trabalho popular, mas que traz uma linguagem nova, além de temas importantes e que normalmente não estão colocados na tela. Faz o público rir e chorar, mas, ao mesmo tempo, faz uma reflexão importante, forte e potente.”
A atriz diz não fazer ideia de como será a reação de sua personagem quando descobrir que Danilo é Domênico.
“Eu não posso nem imaginar… Eu já acordei à noite várias vezes apavorada pensando nisso. Não há grito, choro, que eu faça que seja do tamanho que eu espero e que todo mundo espera. Eu tenho medo desse momento também porque a Lurdes gosta tanto da Thelma. Fico só imaginando como será.”
Taís Araujo
“Já aconteceram tantas coisas nessa primeira fase. E isso é maravilhoso! Acho que é o que faz com que as pessoas fiquem vidradas na trama.”
“A próxima fase virá cheia de gás. A decisão da parada foi muito acertada, mas já estamos com saudade. Então, tenho certeza que vamos voltar com mais gás ainda.’