Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta segunda em Montes Claros


Aulas presenciais foram retomadas para os níveis infantil e fundamental em sistema de revezamento. Segundo a Prefeitura, todas as escolas foram adequadas e seguem medidas de prevenção à Covid-19. Alunos retornaram às aulas nesta segunda-feira (2)
Délio Pinheiro/ Inter TV
As aulas presenciais na rede municipal foram retomadas nesta segunda-feira (2), em Montes Claros, para as turmas dos níveis infantil e fundamental. Segundo a Prefeitura, o retorno será em sistema de revezamento com 50% da capacidade.
“O público é reduzido conforme o decreto, nós vamos atender até 50%. Isso depende do espaçamento e da realidade da escola, mas o retorno é parcial. Todas as nossas escolas estão preparadas e munidas dos itens necessários para um retorno com segurança”, disse a secretária de Educação Rejane Veloso, em entrevista ao Inter TV Notícia.
Secretária de Educação fala sobre o retorno das aulas em Montes Claros
O revezamento entre as turmas será semanal conforme o planejamento de cada escola. O município informou também que todas as unidades já receberam máscaras e álcool em gel, e foram demarcadas para garantir o distanciamento. Além disso, cantineiras e serventes passaram por treinamento para preparar a merenda e servir de acordo com os protocolos sanitários.
“É um retorno opcional, a família decide e a criança que ficar em casa terá o atendimento com o material impresso e as aulas remotas”.
A secretária destacou ainda que todos os profissionais da educação já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
Prefeitura publica decreto com regras para retomada de aulas presenciais em Montes Claros
Volta às aulas: especialistas explicam em 10 pontos como fazer um retorno mais seguro
As aulas no município chegaram ser retomadas no dia 25 de maio e foram suspensas dois dias depois. Na época, a Prefeitura informou que houve baixa adesão por parte dos alunos e disse que a suspensão permitiria o avanço da vacinação.
As regras para o retorno das aulas presenciais estão previstas no no decreto 4169 e devem seguidas pelas escolas. Confira algumas medidas:
Eventos como feiras, palestras, seminários, festas, assembleias, competições e campeonatos esportivos, salvo se exclusivamente por meio virtual, estarão proibidos;
Aulas de educação física somente poderão ocorrer em locais abertos, arejados e sem contato físico entre os alunos;
Deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças de creche e pré-escola;
Durante os intervalos, recreios, entrada ou saída do estabelecimento, deve ser privilegiado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro entre os alunos, de modo a evitar aglomerações;
Os intervalos, recreios, entrada ou saída do estabelecimento devem ser feitos com revezamento de turmas em horários alternados, limitando-se a, no máximo, um quarto das turmas ao mesmo tempo e ao espaçamento mínimo de 01 pessoa a cada 5 m² (cinco metros quadrados) em área aberta;
Deverá ser adotado o ensino não presencial combinado ao retorno gradual das atividades presenciais;
Utilizar marcação no piso para sinalizar o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro;
Cumprir o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro durante a formação de filas;
Para crianças a partir de 06 (seis) anos, usar máscara cobrindo a boca e o nariz, dentro da instituição de ensino, no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a respectiva instituição de ensino.
Crianças, entre 02 (dois) e 05 (cinco) anos, deverão usar máscaras sempre acompanhadas por professores ou responsáveis, a todo o momento.
Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% (setenta por cento) ao entrar e sair da instituição de ensino, ao entrar e sair da biblioteca e antes das refeições, sempre com supervisão de um responsável da instituição de ensino;
Não utilizar objetos compartilhados que não sejam higienizados antes do uso;
Higienizar os prédios, as salas de aula e, particularmente, as superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário;
Higienizar os banheiros, lavatórios e vestiários antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas;
Manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras;
Evitar o uso de ventilador e ar-condicionado. Caso o ar-condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos limpos, além de realizar a manutenção e limpeza semanais do sistema de ar-condicionado;
Fornecer alimentos e água potável de modo individualizado. Caso a água seja fornecida em galões, purificadores, bebedouros ou filtros de água, cada um deverá ter seu próprio copo.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em G1 Grande Minas.