Álbum histórico do grupo Novos Baianos é regravado na série ‘Replay’


Céu, Letrux, Maria Gadú, Marcelo Jeneci e Xênia França estão no elenco escalado para revisitar as músicas de ‘Acabou chorare’, disco de 1972. ♪ Acabou chorare? Não, não acabou. Álbum que consagrou o grupo Novos Baianos pelo frescor pop da fusão de samba e choro com a linguagem do rock, Acabou chorare ganha remake que chega ao mercado fonográfico nesta sexta-feira, 2 de outubro, com as vozes de artistas da geração musical do século XXI.
A edição de Acabou chorare – Replay é da Som Livre, gravadora que, em 1972, pôs o LP original nas lojas com as primeiras gravações das músicas A menina dança (Moraes Moreira e Luiz Galvão, 1972), Acabou chorare (Moraes Moreira e Luiz Galvão, 1972), Besta é tu (Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Luiz Galvão, 1972), Mistério do planeta (Moraes Moreira e Luiz Galvão, 1972), Preta pretinha (Moraes Moreira e Luiz Galvão, 1972), Swing de Campo Grande (Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, 1972), Tinindo trincando (Moraes Moreira e Luiz Galvão, 1972) e Um bilhete pra Didi (Jorginho Gomes, 1972), além da abordagem do samba Brasil pandeiro (Assis Valente, 1941).
Todas essas músicas – desde então números obrigatórios nos shows dos Novos Baianos – ressurgem em vozes como as de Céu, João Cavalcanti, Letrux, Marcelo Jeneci, Maria Gadú e Xênia França.
O remake do álbum Acabou chorare abre a série Replay, projeto da Globo com a empresa Barry Company que prevê regravações de álbuns antológicos da música brasileira. Os registros foram produzidos com conteúdo audiovisual.
Além do álbum em si, já disponível nas plataformas de áudio, a cada sábado – a partir de amanhã, 3 de outubro – uma faixa será apresentada com o respectivo clipe em hub digital na Globo.com.
♪ Eis a lista de intérpretes do disco com as respectivas músicas que revisitam no álbum Acabou chorare – Replay:
1. Francisco El Hombre – Brasil pandeiro
2. Onze:20 – Preta pretinha
3. Céu – Tinindo trincando
4. Gilsons – Swing de Campo Grande
5. Maria Gadú – Acabou chorare
6. Marcelo Jeneci – Mistério do planeta
7. Xênia França – A menina dança
8. João Cavalcanti – Besta é tu
9. Afrocidade – Um bilhete pra Didi
10. Letrux + Lolly – Preta Pretinha (reprise)