Advertências falsas de ciberataques são enviadas de servidor do FBI

Incidente foi confirmado após relatos de especialistas da organização europeia Spamhaus. Governo dos EUA não esclareceu se foi ação de alguém que tinha acesso ao servidor ou se houve invasão. Vários e-mails falsos atribuídos ao Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos foram enviados no último sábado (13) de um servidor seguro do FBI.
O FBI (Departamento Federal de Investigação) e a Agência de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA) confirmaram o incidente após relatos de especialistas da organização europeia Spamhaus.
“O FBI e a CISA estão a par do incidente desta manhã que envolveu e-mails falsos de uma conta de e-mail @ic.fbi.gov”, afirma um comunicado.
Mais sobre segurança:
Golpes no WhatsApp: saiba como se proteger e o que fazer se for vítima
Empresas vítimas de ransomware precisam avisar sobre ataque?
“O equipamento afetado foi desconectado pouco depois da descoberta do problema”, acrescenta a nota, que pede à população para “ter cuidado com os remetentes desconhecidos e denunciar qualquer atividade questionável”.
O FBI, no entanto, não revelou detalhes sobre a forma como os e-mails foram enviados, se foi alguém que tinha acesso ao servidor ou um hacker.
De acordo com a Spamhaus, muitos e-mails foram enviados em duas séries no sábado, a partir de um endereço oficial que é utilizado por muitas agências governamentais.
Algumas mensagens, enviadas em nome do grupo responsável por detectar ciberataques do Departamento de Segurança Nacional, afirmavam: “Urgente, seus sistemas estão em risco”.
Também advertiam que os destinatários eram alvos de um ataque “sofisticado” por parte de um conhecido grupo que pratica extorsão, de acordo com a Spamhaus.
5 dicas de segurança para sua vida digital