Abertura de ‘Friends’ é recriada por jovens com síndrome de Down no DF: ‘Busca por representatividade’, dizem


Idealizadora do vídeo, Luiza Mesquita, conta que gravação foi feita em casa, ‘com pano verde ao fundo’. Três casais participaram da produção. Abertura de ‘Friends’ é recriada por jovens com síndrome de Down no DF
Na busca por representatividade, um grupo de jovens do Distrito Federal fez uma versão adaptada da abertura da série Friends. Desta vez, ao invés dos atores americanos, seis amigos de Brasília – todos com síndrome de Down – foram os protagonistas da famosa cena que ocorre em frente a um chafariz (assista acima).
À frente das câmeras estão Vitória Mesquita, Gabriel Lima, Jordana Mesquita, Mariana Veiga, Ian Stuckert e Augusto Corrêa, e tudo foi gravado em casa, “com um pano verde ao fundo para, depois, inserir as imagens na edição”, explicam.
O grupo é unanime ao dizer que as pessoas com síndrome de down precisam ser incluídos no elenco de produções do cinema e da televisão.
“Nós queremos participar de tudo: filmes, séries, vídeos, desfiles de moda”, diz Gabriel Lima, que representa o personagem Joey no vídeo.
Para Vitória Mesquita, que interpreta a personagem Rachel na abertura adaptada de Friends, “representatividade é quando a gente [pessoas com deficiência] se vê nos filme, na TV, na internet”.
Jovens do DF com síndrome de Down recriam abertura da série Friends.
Carmen Mesquita
A idealizadora do vídeo, Luiza Mesquita, conta que o objetivo é mostrar que pessoas com síndrome de Down não são crianças a vida inteira. No caso dos seis brasilienses, “são jovens que namoram e têm suas intrigas e dilemas, assim como os personagens da série – só que do jeito deles”.
LEIA TAMBÉM
‘CUMPADIS’: Grupo recria abertura de Friends em versão caipira e faz sucesso na web
REENCONTRO DE ‘FRIENDS’: 10 dos melhores momentos do episódio especial da série
‘FRIENDS’ COPIOU ‘CHAVES’?: As semelhanças que explicam sucesso inabalável das 2 séries
Representatividade
Essa é a segunda vez que Gabriel atua em uma produção para a internet. Em junho, ele e a namorada, a influenciadora Vitória Mesquita, gravaram um vídeo no qual mostram como seria se protagonistas de filmes – como Star Wars, Titanic e Grease – fossem interpretados por pessoas com síndrome de down (veja abaixo).
Initial plugin text
O vídeo foi publicado no perfil da Vitória. Desde janeiro, ela compartilha, nas redes sociais, conteúdos que buscam “desmistificar a síndrome de down”. Na internet, a brasiliense fala sobre o preconceito e a rotina com o namorado, além de mostrar os esportes que pratica, entre eles, o skate.
No trabalho como influenciadora, a jovem conta com a ajuda da irmã mais velha, Luiza Mesquita, que foi quem teve a ideia do vídeo sobre a série americana. “Pensamos em chamar os amigos [da Vitória] pra recriar a abertura de ‘Friends’, que é uma série tão pop. Queremos fazer com que a inclusão seja pop também”, diz Luiza.
Além dos seis jovens que interpretam os atores da série, e da Luiza Mesquita, também colaborou com a produção o editor de vídeo Sergio Mouraj.
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.