A dez dias do fim do inverno, fim de semana deverá ser de calor extremo em parte do Brasil; veja previsão

Estação oficialmente só termina às 10h31 do dia 22 de setembro, mas temperaturas acima da média já são realidade em diversos estados. Veja como fica a previsão do tempo para o fim de semana
Ainda faltam dez dias para o inverno acabar oficialmente, mas os termômetros não cedem e continuam marcando altas temperaturas no país.
O fim de semana quente na maior parte do Brasil dá continuidade à sequência de dias com termômetros marcando temperaturas acima de média para o inverno. Apesar de a estação só terminar oficialmente às 10h31 do dia 22 de setembro, já há quem diga que ela não volta mais.
A previsão é de calor extremo para o fim de semana. A baixa umidade relativa do ar em grande parte do país contribui para elevar a sensação de calor.
PREVISÃO DO TEMPO: confira a situação na sua cidade
“Do ponto de vista da meteorologia, o inverno já acabou. Nós já estamos na primavera. Então, daqui pra frente, até podem acontecer curtíssimos episódios de frio, mas ondas de frio grandes, como a gente observou duas vezes nesse inverno e ainda formam poucas, dificilmente”, disse ao Jornal Hoje o meteorologista César Soares (veja vídeo abaixo).
Inverno de 2020 é marcado por dias quentes e secos
Veja destaques da previsão para o fim de semana:
Onda de calor
Em São Paulo, de acordo com a Climatempo, os termômetros podem chegar quase aos 40°C em pontos do Oeste e Norte do estado de São Paulo. Na sexta-feira, ele atingiu 33,7°C, mesma marca registrada em 27 de janeiro.
Na capital, o calor permanece e deve chegar a 35ºC no sábado. No litoral, após dias de temperaturas amenas e nebulosidade, o sol voltar a predominar. Em Santos, a temperatura pode chegar aos 35ºC.
O Inmet emitiu um alerta de “onda de calor” para parte do estado de São Paulo, citando temperaturas 5ºC mais altas que a média da estação. O aviso foi emitido na quinta (10) e pode valer por até 5 dias.
No Rio de Janeiro, a capital deve ter registrar quase 40°C no sábado (12). O sábado ainda será de mar calmo, mas no domingo deve subir e as ondas podem chegar a 1,5 metro na capital e 2 metros na região dos Lagos e o norte Fluminense.
Chuva no Rio Grande do Sul
A chegada de uma frente fria é um dos fatores que ajuda na formação de temporais no Rio Grande do Sul neste sábado (12).
A previsão é de chuva de 40 mm em Uruguaiana, 30 mm em Santa Maria e 20 mm em Porto Alegre.
Já no Paraná e na maioria das áreas de Santa Catarina, ainda haverá predomínio de uma massa de ar seco que mantém o tempo firme e o calor no sábado e no domingo.
A previsão é que o tempo só sofra alterações significativas com a chegadas de duas frentes frias, uma no dia 23 e outra no dia 28 do mês.
Nas demais áreas do país, incluindo o Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte o sábado e o domingo serão de sol e calor, e com baixa umidade no ar.