Winston Groom, autor de ‘Forrest Gump’, morre aos 77 anos, diz agência


Groom escreveu outros 15 livros, entre ficção e não ficção e atuou como jornalista. Obra inspirou filme de sucesso com Tom Hanks. Winston Groom autografa exemplares de ‘Forrest Gump’ em 21 de agosto de 1995
AP Photo/Anders Krusberg, File
O escritor Winston Groom, autor do romance “Forrest Gump”, morreu aos 77 anos no sul do Alabama, nos Estados Unidos, segundo a agência Associated Press.
“Embora seja lembrado por criar ‘Forrest Gump’, Winston Groom foi um jornalista talentoso e notável autor de história americana. Nossos corações e orações são estendidos a sua família”, disse a governadora do Alabama, Kay Ivey, em um comunicado.
O livro de Groom deu origem ao filme estrelado por Tom Hanks e vencedor de seis Oscars, entre eles melhor filme, direção, roteiro e ator. Ele conta a história de um homem especial, que acompanha os principais eventos do século 20.
O escritor se formou na Universidade do Alabama em 1965. De acordo com a AP, Groom serviu o Exército americano até 1969, com missões no Vietnam. O local se tornou uma das passagens de Forrest Gump e também material para outra história publicada por Groom.
Em sua obra, estão outros 15 livros, entre obras de ficção e não ficção, com temas variados: da Guerra civil americana, à primeira guerra mundial e até um time de futebol do Alabama.
Seu livro mais mais recente foi publicado em 2016. “El Paso” é ambientado na revolução mexicana. Segundo a sinopse oficial, o livro coloca o lendário Pancho Villa contra um magnata das ferrovias, com uma história “cheia de tiroteios, fugas ousadas e uma tourada inesquecível”.