Volume de chuva em março no Ceará está abaixo da média histórica


Até esta sexta, volume de chuva está 45% abaixo do esperado para o mês. Apesar de chuva abaixo da média, últimos dias de março tiveram boas chuvas
TV Verdes Mares/Reprodução
No penúltimo dia de março, historicamente o mês mais chuvoso do Ceará, o volume de chuva está bem abaixo do que se espera no estado. Até a tarde desta sexta-feira (30), o Ceará acumula 111 milímetros desde o início do mês, 45% abaixo da média mensal.
O esperado para os 31 dias de março é um acúmulo de 203, conforme média histórica registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Neste ano, os dias mais chuvosos de março ocorreram no início e fim do mês; entre os dias 4 e 22, as chuvas foram poucas, com média de menos de cinco milímetros no Ceará.
Volume de chuva nos três primeiros meses no Ceará
Em janeiro deste ano, as chuvas já haviam ficado abaixo da média histórica. Já em fevereiro o volume ficou 55% acima da média histórica.
Chuvas no fim do mês
As chuvas previstas para 31 de março – que devem ocorrer em todas as regiões, conforme a Funceme – ainda devem aumentar o volume médio no mês. Esta sexta foi o dia mais chuvoso do mês, com volume médio de 22 milímetros em todo o estado.
Nesta sexta choveu em pelo menos 118 municípios do Ceará nesta Sexta-feira Santa, segundo boletim da Funceme. Como na quinta-feira (29), todas as regiões do Estado receberam boas precipitações. A maior intensidade foi registrada em Icó, na Região Centro-Sul do estado com 121 milímetros.
Em Juazeiro do Norte houve precipitação de 95 milímetros. A forte chuva causou vários transtornos na cidade. Um avião da empresa Gol que saiu de São Paulo para Juazeiro do Norte arremeteu na noite de quinta-feira devido as condições meteorológicas adversas, devido a forte chuva que atingiu a cidade.

Powered by WPeMatico