Volkswagen Taos é o nome do novo SUV da marca; modelo virá ao Brasil em 2021


Até então conhecido como “Projeto Tarek”, o modelo será produzido na Argentina. Sua apresentação está marcada para outubro. Teaser do novo Volkswagen Tarek
Divulgação
A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (17) o nome do seu novo SUV: até então conhecido por “Tarek”, ele se chamará Taos. Com apresentação marcada para o próximo dia 13 de outubro, o modelo será fabricado na Argentina, de onde será exportado para o Brasil em 2021.
De acordo com a marca, que não conta a origem do nome, será caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como um design moderno, e motores e transmissões de última geração.
Na prática, ele será mais um futuro rival do Jeep Compass. Ficará acima do T-Cross e abaixo do Tiguan, que é importado.
Sua chegada deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano, apesar de já ser visto rodando em testes no Brasil. Na Argentina, o modelo já está em fase final de pré-produção.
Volkswagen Tarek rodando em testes em São Bernardo do Campo, SP
André Paixão/G1
Por que a Argentina
O Taos é resultado de investimentos de US$ 650 milhões para o primeiro SUV que a Volkswagen vai produzir na Argentina.
Assim como o T-Cross, o Taos será construído sobre a plataforma MQB, a mais moderna da Volkswagen para carros convencionais — posteriormente, a marca criou uma só para elétricos.
“A Argentina é um pilar fundamental para a Volkswagen América Latina. Nosso objetivo é fortalecer a marca na região, gerando uma base financeira sólida e alcançando maior participação no mercado e mais rentabilidade”, disse o argentino Pablo Di Si, presidente da marca na América Latina.
Taos já existe na China
Volkswagen Tarek no Salão de Xangai 2019
André Paixão/G1
O Taos já é vendido na China como Tharu. O G1 esteve no Salão de Xangai de 2019 e conheceu o modelo (vídeo abaixo). Ele traz elementos bem conhecidos dos Volkswagen vendidos no Brasil, como o quadro de instrumentos digital e o mesmo padrão de peças como volante e alavanca de câmbio.
É possível que o Taos vendido por aqui tenha elementos visuais próprios, como grade dianteira, faróis e também o novo logotipo da empresa, que estreou no Nivus.
Salão de Xangai 2019: conheça o Volkswagen Tarek
Esta matéria está em atualização.