Vikings, guerras e zumbis: Uma análise das letras das bandas de sócios da Prevent Senior


Carreira musical dos irmãos Parrillo foi citada na CPI da Covid. Em duas bandas, empresários passearam por festivais e lançaram música sobre superar momento difícil durante a pandemia. Semana Pop mostra o som e o que dizem as letras das bandas de sócios da Prevent Senior
Em meio a fatos agora investigados na CPI da Covid, sócios da Prevent Senior usavam parte de seu tempo livre para cantar sobre temas como vikings, guerras e zumbis.
Os irmãos Eduardo e Fernando Parrillo integraram pelo menos duas bandas de rock, em uma carreira musical que ganhou luz no noticiário ao ser citada na comissão para investigar irregularidades durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
A operadora de planos de saúde é investigada no Senado por conduta antiética e anticientífica. Pesam sobre ela denúncias de alteração de prontuários médicos para maquiar mortes, realização de pesquisa médica sem consentimento de pacientes e distribuição de medicamentos para tratamento precoce da doença – que não têm qualquer eficácia comprovada.
Rock ‘viking’
Eduardo Parrillo, um dos sócios da Prevent Senior, é o vocalista da banda Armored Dawn (centro); grupo foi cortado de festival em SP após empresa ser investigada pela CPI da Covid
Divulgação
Com a repercussão do escândalo, a banda Armored Dawn anunciou o fim das atividades no começo de outubro. Eduardo, um dos sócios da empresa, era o vocalista do grupo.
O término aconteceu um dia depois da banda ser retirada da programação do Knotfest, um festival criado pelo grupo Slipknot, que terá sua primeira edição no Brasil em dezembro de 2022.
A Armored Dawn foi fundada em 2014 e lançou três álbuns de estúdio. Em todos os eles, a banda mostra um tipo de som é conhecido como viking metal, um subgênero do metal, marcado pela influência da cultura e da mitologia dos países nórdicos.
As letras têm referências à era viking e às conquistas de povos escandinavos. As melodias são compostas por estruturas e instrumentos típicos da música folclórica do norte da Europa.
Uma das músicas mais conhecidas da banda se chama justamente “Zombie viking”. Faz parte do disco mais recente, lançado em 2019 e batizado de… “Viking zombie”.
A letra — em inglês, como todas do grupo — retrata um ambiente de batalha viking. O eu lírico fala de um inimigo invisível, que não tem chance contra ele.
“Eu sou como uma phoenix subindo (subindo)
Eu nunca vou morrer
Nunca vou morrer
O zumbi viking está subindo (subindo)
Eu nunca vou morrer
Nunca vou morrer”
Em abril desse ano, a Armored Dawn lançou uma música composta já durante o período de isolamento da pandemia. “Stronger together” fala justamente sobre superar um momento difícil através da união, além de discorrer sobre o poder da amizade, um tema recorrente no repertório do grupo.
“Sinta a esperança dentro de nós
Sinta isso em sua alma
Eu sei que eles não podem nos vencer porque
Nós vamos governar o mundo”
Nos sete anos em que ficou na ativa, a Armored Dawn tocou em festivais de metal no Brasil e na Europa. Também participou da edição mais recente do Rock in Rio, em 2019.
Festivais patrocinados
Doctor Pheabes no Rock in Rio
Alexandre Durão/G1
A Doctor Pheabes também passeou muito por festivais. É mais uma banda de Eduardo Parrillo, dessa vez em parceria com o irmão, Fernando, também sócio da Prevent Senior.
Em 2017, o grupo foi o único escalado tanto para o Rock in Rio quanto para o Lollapalooza – os dois festivais patrocinados pela operadora de saúde naquele ano.
A banda também abriu turnês brasileiras do Guns N’ Roses (2014), Black Sabbath (2016) e Rolling Stones (2016).
G1 visita estúdio da banda Doctor Pheabes, que vai tocar no Lolla e no Rock in Rio
Há quatro anos, o g1 visitou o estúdio da Doctor Pheabes, que ficava no próprio prédio da Prevent Senior, em São Paulo. Numa entrevista, Eduardo disse, na época:
“Se você acha que abrimos só porque patrocinamos, é uma verdade. tá bom. qual banda deveria estar no nosso lugar?”
O primeiro disco da Doctor Pheabes, ‘Seventy dogs’, saiu em 2013. Para produzir o álbum, a banda conseguiu escalar o renomado Renato Patriarca, que trabalhou com os Titãs. Depois, o grupo ainda lançou mais dois discos, em 2017 e 2019.
O som deles é menos inspirado pela cultura nórdica. Vai mais na linha do hard rock, vertente do rock mais densa, pesada, com longos solos de guitarra.
Também há diferenças nas letras, um pouco mais sentimentais. Enquanto a música da Armored Dawn exalta o poder da união, uma das mais conhecidas da Doctor Pheabes, “Better off alone”, é um hino de solidão.
A letra fala de um término de relacionamento, que não fica muito claro se é amoroso ou não.
“Você não pode segurar
Você não pode me segurar
Eu estou melhor sozinho”
‘Hino dos guardiões’
Uma outra música dos irmãos Parrillo ficou famosa durante o escândalo da Prevent. É o chamado “hino dos guardiões”, que foi citado na CPI.
Ouça o hino da Prevent Senior
Bruna Morato, a advogada que representa médicos que trabalharam para o plano de saúde, disse que, entre 2015 e 2017, funcionários eram obrigados a cantar a música com a mão no peito, em eventos da empresa.
Segundo ela, os próprios Eduardo e Fernando, sócios da Prevent, tocavam o hino para os empregados.
A assessoria de imprensa da empresa negou, disse que os médicos não eram obrigados a cantar, e que o hino era apenas uma brincadeira.