VÍDEO: Tempestade de areia cobre subúrbio de Phoenix, nos EUA


Serviço meteorológico americano emitiu alerta de poeira para a cidade do Arizona e sobre a baixa visibilidade e rajadas causadas pela tempestade. Ventos chegaram a 80 km/h. VÍDEO: Drone mostra parede de poeira sobre Phoenix, nos Estados Unidos
Uma enorme tempestade de areia tomou o céu no subúrbio de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.
Imagens feitas com um drone na terça-feira (27) mostram uma parede de poeira sobre a capital do Arizona, no sudoeste do país (veja no vídeo acima).
O Serviço Meteorológico Nacional em Phoenix emitiu um alerta de poeira para a cidade e sobre a baixa visibilidade e rajadas de vento causadas pela tempestade.
VEJA TAMBÉM:
Tempestade de areia ‘engole’ cidade à beira do deserto de Gobi na China; veja vídeo
China sofre com pior tempestade de areia em uma década; veja fotos
Tempestade de areia do deserto do Saara fecha aeroportos nas Ilhas Canárias
Tempestade de areia avança pelos subúrbios de Phoenix, no Arizona, em 27 de julho de 2021 nos Estados Unidos
Instagram/Joegrana via Reuters
Rajadas de vento de até 80 km/h foram registradas no condados de Chandler, Queen Creek e Mesa, a sudeste de Phoenix, e tempestades isoladas atingiram a parte central do Arizona na noite de terça.
A visibilidade ficou abaixo de 1 milha (1,6 km) em algumas áreas, incluindo importantes rodovias da região, segundo o departamento estadual de transporte.
Monções e habub
A “temporada de monções” do Arizona levam ao surgimento de “perigosas paredes de poeira sobre o estado, turvando a visão dos motoristas e cobrindo carros e casas”, segundo a imprensa local.
Joe Grana, autor das imagens, afirmou à agência de notícias Reuters que, embora este não seja o pior “habub” que já presenciou em Phoenix, o fenômeno foi “bastante significativo”.
Habub é um tipo de tempestade de areia intensa que é levada por uma corrente atmosférica e geralmente ocorre em regiões áridas.
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais