VÍDEO: candidata passa mal e entra em local de prova do Enem 2021 com ajuda de bombeiro minutos antes de portão fechar


Mulher tinha errado o local de prova no Recife e ficou nervosa achando que perderia o exame. Mãe e filha precisaram correr quase 800 metros para pegar o portão aberto. Enem 2021: candidata passa mal e bombeiro a ajuda a entrar em local de prova no Recife
Uma candidata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 passou mal minutos antes de os portões fecharem neste domingo (21), primeiro dia de provas. A mulher, que não teve nome nem idade divulgados, precisou da ajuda de um bombeiro para conseguir entrar no campus do Centro Universitário Brasileiro (Unibra), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife (veja vídeo acima).
Ela passou mal após descobrir que tinha errado o local de prova e ficou nervosa achando que não iria conseguir chegar ao prédio correto. Depois de ser atendida por bombeiros de plantão no campus, a candidata se recuperou a tempo de fazer o Enem.
Irmãos fazem prova no mesmo local em busca do mesmo curso
Estudante de 14 anos faz prova no Recife para treinar
Confira a cobertura em tempo real do g1 no Enem 2021
Quem também passou sufoco antes da prova foi a analista de sistemas Fabiana Correia, que fez uma cirurgia há 45 dias. Ela não pensou duas vezes antes de sair do carro na Rua da Soledade e correr quase 800 metros com a filha, Letícia Correia, de 17 anos, que quer conquistar uma vaga no curso de medicina.
Enem 2021 no Recife: Bombeiro ajuda candidata que passou mal a entrar em local de prova, neste domingo (21)
Luiza Falcão/g1
Mãe e filha chegaram ao local de prova apenas dois minutos antes de os portões fecharem. “A gente saiu com 1h30 de antecedência de casa. A gente mora no Rosarinho [na Zona Norte do Recife] e não imaginamos o trânsito que seria para chegar até aqui”, disse, referindo-se ao campus da Unibra.
“Foi muito tenso. A gente ficou morrendo de medo de não conseguir chegar. São anos estudando em busca de um sonho. Graças a Deus a gente conseguiu chegar a tempo”, disse a mãe da candidata.
Ansiedade e tranquilidade
Enem 2021 no Recife: Lavínia Pessoa, de 20 anos, ficou nervosa e ansiosa quando os portões abriram neste domingo (21)
Luiza Falcão/g1
Também em busca de uma vaga no curso de medicina, Lavínia Pessoa, de 20 anos, mora no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, e saiu de casa bem cedo para não se atrasar neste primeiro dia de provas do Enem. No entanto, quando os portões abriram, ela ficou nervosa e preferiu ficar do lado de fora esperando um pouco até conseguir se acalmar.
“Apesar do nervosismo, eu me sinto preparada. Só essa ansiedade mesmo para controlar. Mas espero fazer uma boa prova”, disse Lavínia.
Amigas fazem prova do Enem 2021 juntas e dão dicas para afastar o nervosismo e a ansiedade
Sem sentir nenhuma ansiedade, as amigas Maynan Taize e Cecília Oliveira conversavam tranquilamente à sombra de uma árvore faltando 15 minutos para os portões fecharem (veja vídeo acima). “Não adianta entrar antes, a prova só começa na hora”, disse Cecília, que pretende cursar design de jogos.
Para Maynan, que faz o Enem pela segunda vez e ainda não decidiu se quer cursar rádio, TV e internet ou design gráfico, a ansiedade só atrapalha. “No ano passado, eu fiquei muito nervosa e isso foi ruim para o desempenho. Neste ano, eu estou calma. O segredo é meditação e terapia”, declarou.
Vídeos de Pernambuco mais assistidos