Versão mais ‘elegante’ do Porsche 911 Targa ganha nova geração com até 450 cv


911 Targa tem cúpula fixa de vidro traseiro e parte do teto retrátil. Configuração está disponível com tração interal e motores de 6 cilindros e 3 litros. Porsche 911 Targa
Divulgação
Aos poucos, a Porsche vai atualizando a família do 911 nesta nova geração, chamada de 992. Neste domingo (17), a fabricante alemã mostrou o novo 911 Targa, que ainda não tem uma data de chegada para o mercado brasileiro.
A configuração sempre foi conhecida por ser uma das mais charmosas da linha. A Porsche não define o Targa como um conversível, ou um roadster. Ele possui cúpula de vidro na traseira, além de uma parte do teto retrátil. Por fim, a coluna B é composta por uma elegante barra metálica.
Porsche 911 Targa
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O 911 Targa será oferecido em duas configurações: 4 e 4S. Ambas trazem tração integral e motor 3.0 turbo de 6 cilindros contrapostos, popularmente conhecidos como Boxer. A diferença está na potência.
O Targa 4 tem 385 cavalos, 15 cv a mais do que seu antecessor. É exatamente o mesmo motor do 911 Carrera que o G1 testou na Alemanha.
Já o Targa 4S é a variante mais forte. Seu motor ganhou 30 cv em relação à geração anterior, e ele entrega 450 cv. Nesse caso, seu “par” cupê é o 911 Carrera S, avaliado pelo G1 na Espanha.
Porsche 911 Targa
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Aos números: o Targa 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, ou um décimo mais rápido que antes. Já o Targa 4S cumpre a mesma prova em 3,6 segundos, ou 0,4 segundos mais veloz que seu antecessor. A velocidade máxima do 911 Targa 4 é de 289 km/h, enquanto 4S alcança os 304 km/h.
Outro indicador curioso: 19 segundos. Esse é o tempo que o Targa leva para acionar ou recolher a parte móvel do teto. Até nisso a nova geração é mais rápida do que a anterior. A diferença é de 1 segundo.
Em outros aspectos, como lista de equipamentos, visual interior e tecnologias, o Targa repete a receita das versões lançadas anteriormente, Carrera e Carrera S.
Porsche 911 Targa
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O desenho traz dianteira com aberturas maiores que tomam grande parte do para-chque e produzem o efeito de um “bocão”.
Na traseira, o destaque está nas lanternas interligadas com diferentes relevos e profundidades. Assim como na dianteira, o para-choque tem uma grande abertura para alocar, entre outros elementos, as saídas de escape.
Por dentro o 911 remete à geração dos anos 1970, com orientação horizontal. A tradição é mantida no quadro de instrumentos tendo como destaque o conta-giros, único elemento analógico e o relógio no topo do painel. A central multimídia agora tem uma tela de 10,9 polegadas.
Porsche 911 Targa
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Segurança tecnológica
A geração 992 também passou a ter mais tecnologia aliada à segurança. O inédito modo Wet detecta quando a pista está molhada, avisa ao condutor e pré-condiciona os sistemas necessários para uma condução mais segura.
Há ainda piloto automático adaptativo, faróis de led, câmera de visão noturna com imagem térmica e frenagem automática de emergência.
Por que Targa?
Porsche 911 Targa de 1965
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O conceito desta carroceria pouco convencional surgiu nos anos 1960, quando a empresa alemã precisava atender aos crescentes requisitos de segurança para carros conversíveis nos Estados Unidos.
Em vez de abolir esse tipo de carro, a empresa resolveu manter a coluna B, um aparato de segurança.
Para batizar a criação, a Porsche decidiu homenagear a pista italiana de Targa Florio, onde os carros da marca tiveram grande sucesso nos anos 1950.
O Targa original, inclusive, era equipado com a janela traseira de plástico, material substituído anos depois de forma definitiva pelo vidro.