Veja o que funciona durante o feriado da Semana Santa em São Luís


Bancos, supermercados, shoppings e o comércio popular não irão funcionar durante a sexta-feira da Paixão (30). Comércio terá alteração no horário de funcionamento durante o feriado santo no Maranhão.
Reprodução/TV Mirante
Em razão do feriado da Semana Santa, repartições públicas, supermercados, agências bancárias, shoppings e o comércio popular terão seus horários de funcionamento alterados em São Luís. Na sexta-feira da Paixão (30), apenas os cinemas e as praças de alimentação dos shoppings estarão abertos ao público. Lojas, supermercados, shoppings e o comércio deverão ter suas atividades normalizadas a partir do sábado de Aleluia (31).
VEJA O QUE FUNCIONA NESTE FERIADO:
Bancos
De acordo com os Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) as agências bancárias irão funcionar normalmente nessa quinta-feira (29) em São Luís e em algumas cidades do Maranhão. O atendimento será suspenso na quinta nas cidades de Araioses, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Chapadinha, Lago da Pedra, Loreto, Mirador, Passagem Franca, Penalva, São Bernardo, Tutóia e Vargem Grande, por ser feriado municipal nas localidades.
Em todo o estado, as agências não irão funcionar durante a sexta-feira da Paixão (30), apenas os caixas eletrônicos funcionarão durante o feriado. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (2).
Os clientes que preferirem antecipar o pagamento de boletos, podem usar os canais eletrônicos, internet banking e correspondentes. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos e canais on-line. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Repartições públicas
O Governo do Maranhão decretou ponto facultativo nesta quinta (29) e sexta-feira da Paixão (30), em órgãos públicos estaduais. As atividades nas instituições devem retornar normalmente na segunda-feira (2).
A Prefeitura de São Luís também decretou que não haverá expediente na quinta (29) e na sexta (30). O atendimento ao públicos e as demais atividades nas instituições devem retornar na segunda (2).
Mesmo com o decreto, serviços essenciais à população como limpeza pública, guarda municipal e fiscalizações de trânsito devem funcionar em regime de plantão. Pronto Socorro, Hospitais Municipais e Estaduais, Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Saúde 24 horas devem funcionar. Delegacias funcionarão em regime de plantão durante o feriado.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que conforme as Convenções Coletivas de Trabalho 2017/2018, na quinta-feira (29), o comércio funciona normalmente em São Luís.
Por conta do feriado municipal da Paixão de Cristo, na sexta-feira (30), o comércio não funciona em São Luís. As lojas voltam a atender ao público normalmente no sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa.
Supermercados
A Convenção Coletiva que abrange os supermercados, assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, define que esse tipo de estabelecimento não deve funcionar na sexta-feira da Paixão (29), voltando a funcionar no sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa em horários alternados.
Shoppings
As lojas, quiosques e casas lotéricas que funcionam em shoppings irão fechar durante a sexta-feira da Paixão (29). Os cinemas funcionam normalmente a partir das 13h até as 22h, e as praças de alimentação das 12h às 22h. No sábado de Aleluia e domingo de Páscoa, as lojas, cinemas e praças de alimentação devem funcionar em horários normal, conforme a programação dos shoppings.
Tribunal de Justiça do Maranhão
O expediente estará suspenso nessa quinta-feira (29) e na sexta-feira da Paixão (30). As datas estão relacionadas na Resolução nº 064/2017, publicada no Diário da Justiça eletrônico (DJe). Os prazos processuais iniciados ou encerrados nesse período serão automaticamente prorrogados para segunda-feira (2 de abril).
Para atendimentos de urgências ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas civil e criminal da Justiça de 2º grau. Os plantões ocorrem no período noturno de segunda a sexta-feira e durante 24 horas nos sábados, domingos e feriados, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A desembargadora Anildes Cruz é a responsável pelo plantão até o domingo de Páscoa (1º).

Powered by WPeMatico