VEJA O QUE FAZER QUANDO A UNHA QUEBRA, DESCOLA E SOLUÇÕES PARA OUTROS ACIDENTES!

VEJA O QUE FAZER QUANDO A UNHA QUEBRA, DESCOLA E SOLUÇÕES PARA OUTROS ACIDENTES!

A unha quebrou bem no meio ou em um cantinho complicado, um machucado ou uma manchinha… Todo mundo já passou por uma emergência de manicure, né? Se o acidente rolar justo antes de um evento importante ou mais especial, então nem se fala. Como resolver a situação? Para te ajudar nesses momentos, o Tudo Sobre Make separou soluções para 5 desses probleminhas – de descamações até hematomas e unhas que parecem estar “descolando”. Confira!

1. Minha unha quebrou bem no meio ou em um cantinho difícil

Bem quando você está deixando as unhas mais longas, um acidente de percurso. Uma queda ou batida mais forte e, pronto, a unha quebra em um lugar supercomplicado e doloroso. Se seu primeiro instinto é cortar tudo, fique calma – há um truque para consertar o estrago sem colocar o tamanho das unhas em risco! Nesse tipo de emergência, a dica é apostar na base e em materiais que você já tem em casa. A ideia é criar uma espécie de band-aid, que vai proteger a unha e evitar qualquer incômodo. Veja como fazer um pequeno “remendo” na unha quebrada:

1 – Comece deixando as unhas bem limpas e removendo a cor antiga, caso esteja usando esmalte;
2 – Corte uma tirinha de papel do tamanho da rachadura. Use o que tiver em casa – pode ser uma folha fininha de papel higiênico, um saquinho de chá ou até um pedaço de filtro de café limpo;
3 – Aplique uma camada de base para selar o pedacinho de papel;
4 – Espere secar e, com uma lixa, vá nivelando a emenda que você fez;
5 – Pinte as unhas normalmente e tudo pronto!

2. A unha está descolando, o que posso fazer?

Reparou que a unha está descolando um pouquinho dos dedos? O problema é conhecido como onicólise e, muitas vezes, é causado pelo uso repetitivo do palito-de-laranjeiras debaixo das unhas. Uma das soluções para essa emergência de manicure é investir em uma base fortalecedora – muitas vezes, as fórmulas desse produtinho podem ajudar na fixação e proteção da unha. Ah, e evite pintar as unhas nesse momento para não fragilizá-las ainda mais! Fique atenta: o descolamento também pode ser motivado por algum probleminha de saúde, então vale a pena visitar um dermatologista caso o problema seja frequente!

3. Bati minha unha e agora ela está roxa

Se você dança, corre ou pratica alguma atividade que exige bastante dos pés, com certeza já sofreu com uma mancha roxa nas unhas, né? O machucado é causado pela grande pressão que os sapatos fechados exercem sobre os dedos. Nessa hora, é preciso paciência: o melhor a se fazer é ir cortando a unha machucada à medida que ela cresce. O hematoma vai ser absorvido pelo corpo e sumir aos poucos.

Dica: Para evitar que as pontinhas dos dedos fiquem roxas outra vez, use sempre meias e sapatos bem ajustados, para reduzir a pressão sobre os pés. Manter as unhas curtas e lixadas e não passar o pauzinho de laranjeira por debaixo delas também ajuda!

4. Minha unha está descamando nas pontinhas

Contato com substâncias químicas, estresse ou até mesmo a falta de alguns nutrientes podem contribuir para a descamação das unhas. Para resolver essa emergência, é preciso esperar a parte que se soltou sair para lixar e nivelar a unha novamente. Se você quer evitar que isso aconteça outra vez, a prevenção ainda é o melhor remédio! Hidratar as mãos e as unhas deve ser parte da sua rotina, ok? Outra dica é usar luvas na hora de fazer tarefas de casa, já que é nesses momentos em que costumamos ficar mais tempo em contato com produtos químicos. Esmaltes com fórmulas 3free e 5freesão menos agressivos para as pontinhas dos dedos e também podem ajudar nesse sentido!

5. Como posso disfarçar manchinhas nas unhas?

Tem alguma festa ou evento mais importante e notou algumas manchinhas brancas nas unhas? Para disfarçá-las em uma emergência sem recorrer à esmaltação completa, misture um pouco de esmalte branco com sua base favorita. O resultado é mais translúcido, dando mais cobertura e brilho às unhas e disfarçando os pontinhos brancos. Entretanto, é sempre bom ficar de olho: as manchinhas podem ser sinal de uma alergia ou até de doenças mais sérias. Caso essa ou alguma outra emergência esteja acontecendo com muita frequência, é sempre bom fazer uma visitinha ao seu dermatologista, ok?