Veja o que estudar sobre língua portuguesa na reta final para o Enem 2021


O professor de língua portuguesa Helcio Aguiar listou os assuntos de gramática que devem cair na prova. Professor de língua portuguesa dá dicas para o Enem 2021
O professor de língua portuguesa Helcio Aguiar listou os assuntos da disciplina que devem ser revisados nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 pelo candidato que almeja a aprovação.
Veja o que estudar sobre gramática na reta final para o Enem 2021
Pexels
LEIA TAMBÉM
Os 10 erros de português mais cometidos pelos brasileiros
Professor de gramática explica a crase
Confira mais dicas de português para o Enem
Segundo o docente, a gramática é dividida em três grandes partes: a fonologia, a morfologia e sintaxe. Confira as dicas de cada uma delas:
Fonologia
Trata-se de um ramo dos estudo linguísticos que estuda o sistema sonoro de um idioma. O candidato deve saber diferenciar a língua falada da escrita, o que é padrão e o que é coloquial, o que é formal e o que é informal. Elas estão atreladas aos metaplasmas, sejam eles de subtração, transposição ou de adição.
Morfologia
Responda ao quiz de língua portuguesa
Questões envolvendo formação de palavras devem estar no Enem 2021
Letras Q Flutuam
Você que irá realizar a prova do Enem deve entender que o fonema pode se materializar e tomar formas. A partir disso, entra-se na morfologia, o ramo que estuda a estrutura e formação das palavras.
O primeiro ponto destacado por Helcio é o de que a união dos elementos mórficos para a formação de palavras pode ocorrer através de dois processos: derivação (prefixal, sufixal, parassintética, imprópria e regressiva) e composição (justaposição e aglutinação).
Dica do professor: o candidato deve atenta-se para o fato que a semântica – o estudo do significado – é refém do aspecto prefixal.
Observação: lembre-se que a língua portuguesa é formada por dez classes gramaticais, sendo seis variáveis e quatro invariáveis. As invariáveis são: preposição, conjunção, advérbios e interjeição.
Sintaxe
Veja o que estudar sobre gramática na reta final para o Enem 2021
Eduardo Andrade
Segundo o professor, a sintaxe, além de estar presente na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é uma grande vilã na redação por quatro motivos:
Quebra de paralelismo – ocorre quando duas palavras não têm relação entre si, tornando o discurso confuso
Crase
Pontuação
Colocação pronominal
Veja as últimas notícias do g1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube