Veja como transformar seu projeto de iluminação para casa ou ambiente de trabalho com segurança


Especialistas dão orientações de funcionalidade e segurança para instalação da iluminação. Luz para ler, para cozinhar, para trabalhar, para tudo. Ela está presente no nosso dia-a-dia e pode transformar nosso ambiente. Em um projeto arquitetônico e na decoração a iluminação certa pode valorizar ou depreciar um ambiente. São muitas opções de lâmpadas, luminárias e disposições que podem influenciar o ambiente. Além do design devemos estar atentos também à segurança.
“Se souber aliar o bom gosto com a funcionalidade e as normas técnicas, você terá um design perfeito”, ressalta o Prof. Dr. Guilherme Shiraishi do curso de Design da Universidade de São Paulo (USP).
Antes de tudo esteja atento à procedência do material que você está adquirindo.Por isso, desconfie dos preços muito baixos.
“Compre de um fornecedor confiável, seja na internet ou na loja física. Produtos artesanais, por exemplo, podem não estar de acordo com as normas de segurança, com materiais sem durabilidade que podem gerar um curto-circuito ou mesmo provocar o derretimento da peça”, reforça o professor.
Produtos importados podem não estar de acordo com a voltagem e frequência das tomadas brasileiras.
Professor Doutor Guilherme Shiraishi
Divulgação
Design com segurança
Dobrar ou enrolar o fio condutor é um dos erros mais comuns que também pode provocar acidentes. O uso de cola quente por exemplo, para pregar o fio na parede fazendo desenhos, o chamada skyline, é extremamente perigoso. A cola quente interfere na isolação, resseca os isoladores, e com o aumento natural da temperatura na passagem da corrente elétrica, ele esquenta e provoca o curto-circuito.
“A cola quente não foi feita para resistir a um com curto-circuito. O risco aumenta ainda mais se colocada em uma parede de drywall, pois pode ser ainda mais inflamável e causar um incêndio”, alerta professor Shiraishi.
Luminárias também podem derreter se não utilizadas com a lâmpada correta. Por isso, antes de fazer a instalação, veja o material de instrução e se preciso procure um eletricista profissional.
Com a ajuda certa de um profissional, você pode transformar qualquer ambiente, trazendo mais conforto, inovação e alegria para todos os ambientes, seja para modernizar a cozinha ou divertir o quarto das crianças.
Design com segurança Dobrar ou enrolar o fio condutor é um dos erros mais comuns que também pode provocar acidentes. O uso de cola quente por exemplo, para pregar o fio na parede fazendo desenhos, o chamada skyline, é extremamente perigoso. A cola quente interfere na isolação, resseca os isoladores, e com o aumento natural da temperatura na passagem da corrente elétrica, ele esquenta e provoca o curto-circuito. “A cola quente não foi feita para resistir a um com curto-circuito. O risco aumenta ainda mais se colocada em uma parede de drywall, pois pode ser ainda mais inflamável e causar um incêndio”, alerta professor Shiraishi. Luminárias também podem derreter se não utilizadas com a lâmpada correta. Por isso, antes de fazer a instalação, veja o material de instrução e se preciso procure um eletricista profissional. Com a ajuda certa de um profissional, você pode transformar qualquer ambiente, trazendo mais conforto, inovação e alegria para todos os ambientes, seja para modernizar a cozinha ou divertir o quarto das crianças.
Divulgação/ Universo
A luz que você precisa
Depois de estar atento as normas de segurança. É preciso ter claro qual a função da iluminação para cada ambiente. Em cozinhas e áreas de serviço, que são ambientes mais funcionais, a luz branca ou fria é mais utilizada.
Já em ambientes como quarto e sala de estar, a luz morna (amarela) cria uma sensação maior de aconchego. Lembrando que a temperatura de cor varia de projeto para projeto, não é uma regra, depende da proposta e perfil de cada cliente.
“A iluminação está totalmente vinculada a sensação de bem-estar e humor das pessoas. Seja para uma atividade profissional ou para uma residência, a temperatura de cor e o fluxo luminoso devem ser adequados”, orienta a arquiteta Priscilla Franco, especializada em projetos de iluminação da Universo Materiais Elétricos.
Uma forte tendência é a luz de led que proporciona um design diferenciado e as luminárias podem ser mais compactas e mais finas. A variação de formato atende os diversos estilos e orçamentos.
Arquiteta Priscilla Franco
Divulgação/ Universo
Iluminação para maquiagem
Profissionais de maquiagem preferem uma iluminação neutra, que está entre a luz morna (amarela) e fria (branca), com temperatura de cor de 4000k.
A iluminação errada pode fazer a gente errar o tom do blush ou da base, por exemplo. Em casa, a iluminação direta e indireta por trás do espelho auxiliam a fazer uma maquiagem para o dia ou para a noite.
“Durante o dia, a luz natural é direta, enquanto a noite a iluminação é indireta. Quem não tem ponto elétrico para iluminação no espelho, o problema pode ser resolvido instalando uma luminária extra ao lado”, utilizando a tomada , ou trabalhar o ambiente com a iluminação o mais difusa possível, explica a arquiteta.
Universo Materiais Elétricos tem diversas opções de design e todo material para instalação com segurança
Divulgação/ Universo
Projeto e suporte técnico
Está com dúvida sobre o projeto de iluminação para sua casa ou seu ambiente de trabalho? A tecnologia 3D permite visualizar o resultado final antes mesmo do início das obras.
“Juntamente com nossa equipe técnica podemos ir na casa dos clientes e fazer uma visita e ainda propor um projeto sob medida sem custo nenhum. Tudo para que nosso cliente fique mais confiante de que terá o resultado sonhado”, explica a arquiteta da Universo.
Seja para um projeto de iluminação ou uma repaginada na sala com um lustre novo, ilumine sua casa e suas ideias. Inspire-se em novos modelos e confira outras dicas no site da Universo.
Você pode acompanhar também nas redes sociais: https://www.facebook.com/UniversoMateriaisEletricos