USP cai 10 posições em ranking internacional de melhores universidades para estudos clínicos


Levantamento da revista britânica Times Higher Education mostrou que a instituição de ensino brasileira caiu foi de 74ª em 2021 para 84ª em 2022. Campus da USP-RP
Foto: Divulgação USP-RP
A Universidade de São Paulo (USP) caiu 10 posições no ranking de melhores universidades para estudos clínicos e de saúde da revista britânica Times Higher Education (THE) de 2022 em relação ao ano anterior. Agora, a universidade brasileira ocupa o 84º lugar na classificação geral.
Procurada pelo G1, a THE não explicou, até a última atualização desta matéria, o motivo da queda da universidade brasileira.
Recentemente, a revista britânica revelou que a USP caiu também em outro ranking da publicação, o de melhores universidades do mundo. Outras seis instituições brasileiras também tiveram desempenho interior na lista. Entre os motivos estavam menor volume de citações em artigos científicos e redução da qualidade de ensino.
As melhores universidades para estudos clínicos e de saúde
O topo do ranking é dominado por universidades do Reino Unido e Estados Unidos, com a Universidade de Oxford, Harvard e Colégio Imperial de Londres ocupando 1º, 2º e 3º lugares respectivamente. (Confira abaixo)
Melhores universidades para estudos clínicos e de saúde
Única estreante no top 10, a universidade chinesa Tsinghua saltou do 32º para 7º lugar, pulando 25 colocações em um único ano, após investir em pesquisas relacionadas a Covid-19.
Outros rankings
A THE também listou as universidades que se destacam em estudos sobre ciências da vida (biologia) – o estudo científico de organismos vivos -, ciências físicas (física) – o estudo de sistemas não vivos – e psicologia:
Ciências da vida
1º – Universidade de Harvard (Estados Unidos)
2º – Universidade de Cambridge (Reino Unido)
3º – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos)
Ciências físicas
1º – Universidade de Califórnia, Berkeley (Estados Unidos)
2 º – Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos)
3º – Universidade de Princeton (Estados Unidos)
Psicologia
1º – Universidade de Cambridge (Reino Unido)
2º – Universidade de Stanford (Estados Unidos)
3° – Universidade de Princeton (Estados Unidos)