Unicamp 2022: comissão divulga cronograma para pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular


Solicitações podem ser feitas de 24 de maio a 15 de junho pela internet. Comvest oferece três modalidades de isenção; veja os pré-requisitos. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Rafael Smaira/G1
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou, na manhã desta quarta-feira (12), o cronograma para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo 2022 da instituição. As solicitações podem ser feitas por candidatos de todo o Brasil de 24 de maio até 15 de junho, exclusivamente pela página da Comvest na internet. O planejamento também vale para a modalidade de candidatura via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde o ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, a comissão organizadora do vestibular da Unicamp mudou algumas regras para fazer a solicitação, como a possibilidade dos candidatos da rede pública estadual de São Paulo emitirem o histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação.
Já para alunos de outros estados ou do Distrito Federal, a orientação é para anexar no pedido de isenção uma declaração de que foram ou são estudantes da rede pública durante todo o ensino médio. O modelo estará disponível no edital.
Modalidades de isenção
Modalidade 1: candidatos de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio).
Modalidade 2: Funcionários da Unicamp/Funcamp
Modalidade 3: candidatos dos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest vai aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal, do candidato, pai, mãe ou responsável, para que, neste caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.
Os pré-requisitos para receber a isenção são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o ensino médio em 2021. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. De acordo com a Comvest, o calendário do Vestibular da Unicamp 2022 será informado em breve e as inscrições serão realizadas em agosto, também exclusivamente pela internet.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas