UnB publica edital para ingresso 2020; notas do Enem serão usadas para seleção


Inscrições começam nesta quarta-feira (28). Processo será online e gratuito; veja detalhes. Candidatos checam resultado do vestibular da UnB, em imagem de arquivo
UnB Agência
A Universidade de Brasília (UnB) publicou, nesta segunda-feira (26), o edital que substitui o vestibular do segundo semestre de 2020. Para ingressar no ensino superior, os estudantes terão que usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.
Confira aqui edital completo
A UnB decidiu suspender o vestibular devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a instituição, a prova não será realizada para evitar aglomerações.
As inscrições são gratuitas e serão feitas apenas pela internet (confira cronograma abaixo). Os candidatos poderão concorrer a apenas um curso. Como nos vestibulares anteriores, a UnB fará diversas chamadas, a depender da disponibilidade de vagas.
Aulas a distância na UnB foram retomadas em setembro
Reitora da UnB afirma que ‘não há condições’ de retomar aulas presenciais em 2020
Todo processo de seleção será feito pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos poderão concorrer em três sistemas: universal, cotas para escolas públicas e para negros.
Confira o cronograma:
28 de outubro a 6 de novembro: período de solicitação de inscrição;
9 e 10 de novembro: checagem da foto encaminhada pelos candidatos;
30 de novembro: divulgação provisória dos candidatos com inscrição homologada para concorrer na condição de pessoas com deficiência no sistema de cotas para escola pública e da relação provisória dos candidatos com inscrição homologada para concorrer pelo sistema de cotas para escolas públicas;
1° e 2 de dezembro: prazo para interposição de recursos contra as relações provisórias;
16 de dezembro: divulgação da relação final dos candidatos com inscrição homologada para concorrer pelo sistema de cotas para escolas públicas.
Segundo o edital, as datas podem sofrer alterações, “conforme necessidade e conveniência da UnB e do Cebraspe”. As possíveis mudanças serão comunicadas pelas instituições.
Provas do PAS
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Etapas 1, 2 e 3 – ainda não está definido. “A seleção ocorrerá apenas em 2021”, afirma a UnB.
Área interna do Instituto Central de Ciências, um dos prédios principais da Universidade de Brasília, em imagem de arquivo
Emília Silberstein/Secom UnB
Neste ano, em função da Covid-19, as atividades presenciais na Universidade de Brasília foram interrompidas em março e só voltaram, a distância, no dia 17 de setembro.
À época da decisão, a reitora Márcia Abrahão afirmou que a prioridade era salvar vidas. “Temos que lembrar que a UnB tem cerca de 50 mil pessoas que circulam pela cidade. Se todos nós circulamos ao mesmo tempo, seremos um grande disseminador da pandemia no Distrito Federal”, disse.
Reitora da UnB é reeleita
VÍDEOS: veja mais sobre educação no G1
Leia outras notícias da região no G1 DF.